Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por área do CNPQ "100100000008"
Itens para a visualização no momento 41-60 of 66
-
O uso do Código Braille como recurso para o ensino de análise combinatória no ensino médio
(2016-05-14)Minha proposta com o trabalho de conclusão é o desenvolvimento de atividades que motivem e provoquem interesse no professor e nos alunos com o conteúdo de Análise Combinatória no Ensino Médio. Preocupada em facilitar o ... -
O uso do software GeoGebra no estudo das funções polinomiais
(2018-12-01)O presente trabalho que tem por tema o uso do software GeoGebra no estudo das funções polinomiais, constituiu-se inicialmente de um levantamento bibliográfico sobre o uso da tecnologia na educação, o software GeoGebra e o ... -
Educação financeira no ensino fundamental: uma análise das condições existentes para sua implementação
(2010-08-23)Este trabalho apresenta um estudo das condições existentes para o desenvolvimento da Educação Financeira no Ensino Fundamental. Inicialmente, buscou-se, através de uma investigação histórica, verificar como se constituiu ... -
O ensino de probabilidade geométrica com o auxílio de jogos: uma experiência para o ensino médio
(2016-05-14)A Probabilidade Geométrica possibilita associar os estudos de Probabilidade e noções geométricas, mas normalmente não é trabalhada nas aulas de Matemática do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é compreender em que ... -
História da matemática em atividades didáticas: uma proposta de trabalho para o sexto ano do ensino fundamental
(2011-01-14)O objetivo deste trabalho é mostrar através da elaboração de atividades didáticas utilizando a História da Matemática, as possibilidades reais de se utilizar a mesma como estratégia de ensino e aprendizagem da Matemática ... -
Estudando a equação geral da reta com o GeoGebra
(2019-07-06)O presente trabalho teve, como objetivo, explorar conceitos matemáticos, estimulando o uso de TDIC’s –Tecnologias Digitais da Informação e de Comunicação em sala de aula. Nesta prática foi utilizado o aplicativo GeoGebra ... -
Resolução de problemas: uma metodologia alternativa para o ensino e a aprendizagem de matemática nas escolas do CASE
(2010-08-27)Este trabalho tem como objetivo principal aplicar e analisar a Metodologia de Resolução de Problemas como uma alternativa para o ensino e aprendizagem de Matemática em sala de aula. O objeto de estudo foi escolhido ... -
Prática pedagógica desenvolvida em uma turma de quinto ano do ensino fundamental na perspectiva da matriz de referência de matemática
(2013-12-05)Este estudo descreve uma prática pedagógica realizada com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental voltada para a aprendizagem à luz da investigação matemática. A ação foi proposta a partir da abordagem de alguns descritores ... -
Os tipos de taxas de juros e sua utilização no mercado
(2007-03-02)Uma das dificuldades ao se contratar um empréstimo, seja ele de curto prazo, como uma compra de um eletrodoméstico ou até mesmo a contratação de um serviço, seja ele de longo prazo como, por exemplo, a compra de uma casa ... -
Revisitando o estudo de funções quadráticas com o auxílio do GeoGebra
(2018-12-08)O presente trabalho apresenta uma proposta de atividade prática utilizando o software GeoGebra, como reforço no ensino de funções quadráticas. Esta atividade, em forma de oficina, foi desenvolvida com uma turma de alunos ... -
Sobre a utilização da história da matemática em atividades didáticas para o nono ano do ensino fundamental
(2012-01-04)Esta monografia apresenta um estudo sobre a abordagem da História da Matemática em atividades didáticas feita por Miguel (1993). Além disso, apresenta uma análise de três livros didáticos de Matemática, para turmas de ... -
Educação financeira: aplicação de conhecimentos matemáticos para a resolução de situações-problemas
(2015-12-19)Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo baseada na investigação matemática em sala de aula, realizada acerca do conteúdo de Matemática Financeira na perspectiva da Educação Matemática Crítica. O objetivo ... -
Desenvolvimento do senso crítico de alunos do ensino médio a partir da resolução de problemas envolvendo educação financeira
(2016-05-14)Este trabalho é resultado de atividades de pesquisa desenvolvidas, em sala de aula, com alunos de Ensino Médio, visando torná-los cidadãos críticos. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar e compreender a atitude ... -
Avaliação escolar em matemática nos anos finais do ensino fundamental
(2012-07-31)Este trabalho tem por objetivo analisar como os professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental avaliam o desempenho escolar de seus alunos. Pretendemos trabalhar informações obtidas em pesquisas ... -
Ensino de sistemas lineares por meio da resolução de problemas
(2010-08-30)Este trabalho foi escrito para averiguarmos como os estudantes de ensino fundamental e de ensino médio estão relacionando as interpretações de problemas matemáticos (neste caso envolvendo o conteúdo de sistemas lineares) ... -
Explorando as propriedades geométricas no ensino dos números complexos
(2016-05-14)Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de ensino de Números Complexos explorando as suas propriedades geométricas e o uso de coordenadas polares com base na forma trigonométrica deste conjunto. Nas ... -
Sala de aula invertida: uma abordagem no ensino de estatística
(2018-12-01)Este trabalho apresenta uma análise didática e metodológica das potencialidades e fragilidades da metodologia ativa da sala de aula invertida aplicada no ensino de conceitos do campo da Estatística, em uma turma de primeiro ... -
Resgatando os conhecimentos prévios da geometria plana para a aprendizagem significativa da geometria espacial
(2016-05-21)Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise e reflexão sobre o uso de material concreto e a visualização no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Plana e Espacial no 3º Ano do Ensino Médio Politécnico. ... -
Avaliação de objetos de aprendizagem para o ensino de frações
(2012-01-27)Sabe-se que o computador pode ser utilizado como elemento de apoio para o ensino, mas também como fonte de aprendizagem e como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades. O trabalho com o computador pode possibilitar ...