Itens para a visualização no momento 4819-4838 of 12666

    • A escola antes e depois do Laptop 

      Ávila, Karen Cristina Dias de (2009-11-21)
      Buscamos com este artigo investigar como eram as escolas da cidade de Rivera-Uruguai antes da chegada do Laptop. Neste contexto sentimos a necessidade de saber se mudou a proposta metodológica dos educadores. Para desenvolver ...
    • Escola bilíngue português/espanhol no contexto da gestão educacional 

      Soler, Caroline Alves (2009-12-18)
      O presente estudo propôs uma reflexão da relevância do ensino e aprendizagem bilíngue português/espanhol desde as primeiras séries da Educação Básica, visando a sua contribuição na formação sócio-cultural do discente. ...
    • A escola como espaço inclusivo 

      Teixeira, Maria Algemira Veloso (2004-12-20)
      A presente pesquisa tem por objetivo analisar a escola como espaço inclusivo e a concepção do corpo docente sobre a inclusão. Este estudo tem como prática metodológica pesquisa descritiva, tendo como instrumento para a ...
    • A escola como espaço inclusivo: um desafio para os educadores 

      Evangelho, Cleusa Regina Becker (2005-03-17)
      O presente trabalho visa conhecer a opinião de seis professoras em uma escola do Município de São Sepé - RS sobre o impacto que a inclusão tem provocado no ambiente escolar, entre os educadores, na aceitação dos alunos com ...
    • A escola como meio de formação para a aplicabilidade da educação ambiental 

      Friedrich, Francieli (2010-08-14)
      Este trabalho teve com objetivo analisar a importância e o desenvolvimento das questões ambientais nas escolas. O tema Educação Ambiental foi escolhido com a intenção de analisar as ações ambientais realizadas pelos alunos, ...
    • Uma escola da região central do Rio Grande do Sul em busca de uma gestão participativa: estudo de caso 

      Schwede, Joice (2009-12-19)
      Esta pesquisa procurou aprofundar o conhecimento sobre a gestão de uma escola municipal localizada na região central do Rio Grande do Sul. A comunidade ali inserida é bastante carente e a violência é uma preocupação constante ...
    • A escola do século XXI: as redes sociais em educação 

      Moraes, Emerson Evandro Martins (2011-11-08)
      A presença da informática no dia a dia de professores, alunos e sociedade em geralé inegável. Ainda assim, percebe-se que o uso das novas tecnologias é pouco exploradoem sala de aula. A utilização dos múltiplos recursos ...
    • A escola e a família no processo de construção da cidadania 

      Pasa, Iliane Raminelli (2015-11-28)
      O objetivo deste trabalho monográfico foi pesquisar ações que poderão ser desenvolvidas na escola pesquisada para haver maior participação da família no processo de socialização, interação e desenvolvimento integral do ...
    • A escola e a inclusão 

      Hepp, Vera Enilda Pautz (2010)
      O sujeito com déficit cognitivo foi percebido de diferentes maneiras no decorrer da história. Alguns eram até mesmo sacrificados ou tidos como possuídos por demônios. Com o passar do tempo à pessoa com déficit cognitivo ...
    • Escola e as mídias: possibilidades de atuações 

      Morates, Lucas Antonio (2011-01)
      O presente trabalho tem a intenção de refletir sobre o uso crítico, criativo e transformador da mídia na educação escolar. Portanto, centra o foco nas relações entre ensino e tecnologia na tentativa de compreender como ...
    • A Escola e as TIC’s: a disseminação do conhecimento utilizando as ferramentas disponíveis na internet 

      Silva, Fátima Cristina Samurio da (2011-10-07)
      Este artigo tem como objetivo abordar o uso das ferramentas como blog, fórum, chat, wiki e webquest para serem utilizadas nas séries finais do ensino fundamental. O trabalho foi realizado a partir de revisão bibliográfica e ...
    • Escola e família – uma relação essencial para a qualidade da educação na escola pública 

      Oliveira, Judite Soares de (2010-12-17)
      As ações externas ao ambiente escolar interferem diretamente no processo de aprendizagem do aluno. Diante de tantos fatores interferentes está a instituição família, espaço onde o indivíduo realiza seus primeiros vínculos, ...
    • Escola e família: a possibilidade de uma articulação promissora e possível no processo de gestão escolar 

      Bezerra, Maria Hecilia Rodrigues (2009-12-11)
      Diante do imenso desafio de transformar e tornar a escola, um espaço de troca, construção e respeito, urge que se reflita sobre a dinâmica dos processos que permeiam as transformações e mudanças pelas quais vem passando ...
    • Escola e família: implicações no desenvolvimento da aprendizagem 

      Lagemann, Justina Ubessi (2011-01-15)
      Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo reflexivo sobre a relação entre família e escola e de que forma essa relação pode interferir no desenvolvimento da aprendizagem. A presença da família na sociabilidade ...
    • Escola e gestão democrática: possibilidades e desafios 

      Faleiro, Karina Johann Martins (2010-09-18)
      O presente trabalho objetiva analisar o processo de gestão democrática em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul (RS). Para isso, se fez necessário realizar uma pesquisa qualitativa caracterizada ...
    • A escola e o uso das mídias impressas 

      Cardoso, Neuza Aparecida Valcarengh (2011)
      Através das mídias impressas, registra-se os fatos, os acontecimentos, a história de um povo. Elas servem para transmitir informações, expressar atitudes, reações, pensamentos e reflexões de uma pessoa ou de uma sociedade. ...
    • Escola e política o lugar da escola na formação política e na perspectiva da revolução cultural 

      Pereira, Keiti Gisele (2016-02-01)
      O artigo pretende comprovar a relevância do ensino de Sociologia para a formação política dos indivíduos na perspectiva da revolução cultural, sendo que a escola é parte integrante e primordial para esse entendimento ...
    • Escola inclusiva x gestão democrática: o lugar da família 

      Turchiello, Priscila (2007-11-05)
      O presente estudo, desenvolvido ao longo do Curso de Especialização em Gestão Educacional nos anos de 2006 e 2007 busca vislumbrar o lugar da família na escola inclusiva a partir da perspectiva de gestão democrática. ...
    • Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa 

      Biscaglia, Joscelaine da Silveira (2010-12-14)
      O presente trabalho monográfico busca apresentar reflexões teóricas a cerca da educação inclusiva e os principais desafios dos educadores frente à ação educativa com o objetivo de esclarecer sobre as dificuldades que esses ...
    • Escola inclusiva: uma escola, uma realidade 

      Carvalhais, Vanessa Soares Maciel (2010)
      Esse trabalho monográfico tem como objetivo verificar como é o processo educacional dos alunos com deficiência em escola regular do município de Divinolândia de Minas. O trabalho objetiva investigar e discutir se num ...