Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por título
Itens para a visualização no momento 9640-9659 of 12663
-
As práticas jornalísticas na construção de livros-reportagem: uma análise de Presos que Menstruam
(2023-07-07)Este trabalho busca compreender as práticas adotadas pelas jornalistas na escolha da pauta, do método de apuração e da escrita dos livros-reportagem, tendo como enfoque os métodos escolhidos pela jornalista Nana Queiroz, ... -
"Práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos do CAS, durante o processo de ensino e aprendizagem"
(2011)Este artigo, cujo tema está voltado para as práticas pedagógicas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos, tem por objetivo revelar as experiências inovadoras desenvolvidas no CAS - Centro de ... -
Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
(2010)É preciso reconhecer e respeitar as diferenças no espaço escolar. Isto é, as especificidades do ato de aprender de nossos alunos, bem como as atividades pedagógicas que possam potencializar suas aprendizagens. Em síntese, ... -
Práticas pedagógicas com crianças surdas inseridas na escola municipal para ouvintes
(2017-01-13)O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo problematizar as práticas pedagógicas no processo de alfabetização da criança surda em uma escola municipal para ouvintes. O interesse por essa pesquisa emana das ... -
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
(2023-02-03)A alfabetização é o processo de apropriação da tecnologia da escrita, a qual é atravessada por sentidos, construídos na relação com o outro. A alfabetização e o letramento são processos distintos, os quais se complementam, ... -
As práticas pedagógicas do estágio: Brincadeiras e jogos
(2023-01-23)A presente pesquisa foi realizada no curso de Pedagogia Licenciatura Noturno da Universidade Federal de Santa Maria, RS. A pesquisa versa sobre a temática das práticas pedagógicas que foram desenvolvidas durante a ... -
Práticas pedagógicas e a inclusão escolar
(2010-12)Neste estudo, investigaram-se as práticas pedagógicas e a inclusão de alunos com déficit cognitivo, em uma escola estadual, no interior do Rio Grande do Sul, oferecidas essas para dois alunos do ensino fundamental. Estudou-se, ... -
Práticas pedagógicas e déficit cognitivo
(2010-12-17)A educação inclusiva não se apresenta como um processo mecânico e imposto de modo linear. Antes, se constitui em um processo de autoconstrução, no confronto e na interação do aluno com seu meio. Sob esse enfoque, os conceitos ... -
Práticas pedagógicas e déficit cognitivo
(2010-12-20)O foco central desse artigo é a formação dos educandos com déficit cognitivo bem como as práticas pedagógicas utilizadas no processo de formação e aprendizagem. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – L.D.B.E.N. ... -
Práticas pedagógicas e déficit cognitivo, aspectos considerados relevantes para se pensar o desenvolvimento e aprendizagem do aluno incluído na escola regular
(2010-12-20)O artigo apresentado estabelece como pesquisa a importância que é dada as Práticas Pedagógicas e Déficit Cognitivo, aspectos considerados relevantes para se pensar o desenvolvimento e aprendizagem do aluno com Déficit ... -
Práticas pedagógicas e inclusão educacional de alunos com déficit cognitivo nas séries finais do ensino fundamental
(2010-12-20)O presente estudo tem o propósito de fazer uma reflexão acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos com déficit cognitivo incluídos nas séries finais do ensino fundamental, mais especificamente na 5ª série ... -
Práticas pedagógicas e o desenvolvimento da responsabilidade socioambiental na comunidade escolar do Instituto Estadual Prof.ª Nena - CIEP de Sapiranga – RS
(2011-03-26)O trabalho sobre as Práticas Pedagógicas e o Desenvolvimento da Responsabilidade Socioambiental na Comunidade Escolar do Instituto Estadual Prof.ª NENA – CIEP de Sapiranga – RS. Onde inicialmente realizou-se um estudo para ... -
Práticas pedagógicas em Educação Especial: configurações possíveis
(2018)Esta pesquisa teve como objetivo analisar práticas pedagógicas em educação especial no contexto de inclusão escolar desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, após dez anos da implementação da Política ... -
Práticas pedagógicas envolvendo alunos com déficit de atenção e o papel do professor enquanto mediador do processo
(2010-12-20)Este artigo tem por finalidade refletir sobre a importância da prática pedagógica inclusiva de alunos com déficit cognitivo em salas de aula do ensino regular e organiza-se em torno de uma pesquisa bibliográfica e ... -
Práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva: narrativas de professoras
(2017-12-14)Esta pesquisa surge de inquietações acerca das políticas da educação especial que vem desafiando o contexto escolar. Em especial, na nossa investigação, tratamos sobre as concepções e práticas pedagógicas que estão sendo ... -
Práticas pedagógicas no Hospital Universitário de Santa Maria
(2019-12-18)O lugar de trabalho profissional de educação é a escola “tradicional”. Entretanto, certas circunstâncias da vida podem dificultar ou impedir que algumas crianças e adolescentes possam frequentar uma sala de aula, como ... -
Práticas pedagógicas no processo de inclusão
(2010-11-20)Este artigo monográfico apresenta o processo de transformação da Educação Especial em diferentes momentos da história. Para a realização do estudo, optou-se por uma pesquisa bibliográfica fundamentada em teóricos que ... -
Práticas pedagógicas para alunos com autismo: um estudo bibliográfico
(2018)Este trabalho busca analisar as produções relativas às práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos com autismo, bem como descrever os sentidos dos discursos subjacentes nas produções de artigos científicos. Para isso foi ... -
Práticas pedagógicas para alunos incluídos no ensino regular e a formação do professor na contemporaneidade
(2010-12-15)Este artigo monográfico trás como tema as Práticas Pedagógicas para alunos incluídos e a formação do professor na contemporaneidade. Para tanto tem como objetivo principal identificar e analisar as metodologias utilizadas ... -
Práticas pedagógicas: contribuições de Piaget à educação de alunos com déficit cognitivo
(2010-12-20)O artigo apresenta discussões sistematizadas através da realização de pesquisa bibliográfica, cujo objetivo centrou-se em “identificar as contribuições da teoria interacionista de Piaget na perspectiva da educação ...