"Não solto meu nordeste nem a pau": consumo midiático e identidade cultural entre os fãs de Juliette no Twitter
Resumo
A partir da análise de tuítes dos fãs de Juliette publicados entre janeiro de 2021 e julho de 2022, período que abrange desde a participação da artista no reality show Big Brother Brasil 2021 (BBB 21), até os lançamentos de documentário, álbum musical e turnê, o presente trabalho busca observar as formas pelas quais o consumo midiático da representação de Juliette no Twitter se relacionam aos processos de manutenção e ressignificação da identidade regional da Região Nordeste. A metodologia analítica se baseou na coleta e sistematização dos tuítes a partir de duas racionalidades presentes na perspectiva sociocultural de García Canclini (1997), são elas: 1) Consumo como sistema de integração e comunicação, e; 2) Consumo como lugar de diferenciação social e distinção simbólica entre os grupos. Para a análise, portanto, houve a articulação conceitual entre consumo midiático (GARCÍA CANCLINI, 1997), representações (HALL, 2016) e identidade e cultura regional (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2011). Em nossos resultados, percebemos que o consumo das representações transcodificadas provocam reflexões a respeito da valorização, aceitação e orgulho em ser de origem nordestina. Dessa forma, entendemos o consumo midiático como fundamental para as relações sociais, como forma de se integrar a um grupo por meio do pertencimento e diferenciação dos outros e, para a atribuição de novos significados às culturas que, paulatinamente, foram sendo inventadas (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2011) por meio de representações estereotipadas.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: