Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de
dc.creatorBrandão, Bárbara Pazzatto
dc.date.accessioned2022-09-14T14:01:27Z
dc.date.available2022-09-14T14:01:27Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26159
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Relações Públicas, RS, 2022.por
dc.description.abstractFrom the tweet analysis of Juliette’s audience published between January 2021 and July 2022, period that runs since the artist’s participation on the reality show Big Brother Brasil 2021, until the releases of a documentary, music album and tour, the current work seeks to observe the means by which the media consumption of Juliette’s representation on Twitter relates to the maintenance and resignify processes of Brazil’s Northeast Region. The analytical methodology were based on tweet gathering and systematization from two rationalities present in the sociocultural perspective of Garcia Canclini (1997), as it follows: 1) Consumption as an integration and communication system, and; 2) Consumption as a place of social and symbolic distinguishing between groups. To the analysis were made, therefore, a conceptual articulation between media consumption (GARCÍA CANCLINI, 1997), representation (HALL, 2016) and identity and regional culture (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2011). In our results, we perceive media consumption as fundamental to social relations, as a means to integrate a group through belonging and distinction from others, as well as to assign new meanings to the cultures that has, slowly, been invented (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2011) through stereotyped representations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConsumo midiáticopor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectIdentidade regionalpor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectTwitterpor
dc.subjectMedia consumptioneng
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectRegional identityeng
dc.subjectCultureeng
dc.title"Não solto meu nordeste nem a pau": consumo midiático e identidade cultural entre os fãs de Juliette no Twitterpor
dc.title.alternative"Não solto meu nordeste nem a pau": media consumption and cultural identity among Juliette's fans on Twittereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Relações Públicaspor
dc.description.resumoA partir da análise de tuítes dos fãs de Juliette publicados entre janeiro de 2021 e julho de 2022, período que abrange desde a participação da artista no reality show Big Brother Brasil 2021 (BBB 21), até os lançamentos de documentário, álbum musical e turnê, o presente trabalho busca observar as formas pelas quais o consumo midiático da representação de Juliette no Twitter se relacionam aos processos de manutenção e ressignificação da identidade regional da Região Nordeste. A metodologia analítica se baseou na coleta e sistematização dos tuítes a partir de duas racionalidades presentes na perspectiva sociocultural de García Canclini (1997), são elas: 1) Consumo como sistema de integração e comunicação, e; 2) Consumo como lugar de diferenciação social e distinção simbólica entre os grupos. Para a análise, portanto, houve a articulação conceitual entre consumo midiático (GARCÍA CANCLINI, 1997), representações (HALL, 2016) e identidade e cultura regional (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2011). Em nossos resultados, percebemos que o consumo das representações transcodificadas provocam reflexões a respeito da valorização, aceitação e orgulho em ser de origem nordestina. Dessa forma, entendemos o consumo midiático como fundamental para as relações sociais, como forma de se integrar a um grupo por meio do pertencimento e diferenciação dos outros e, para a atribuição de novos significados às culturas que, paulatinamente, foram sendo inventadas (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2011) por meio de representações estereotipadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto