A phronesis e os saberes docentes na práxis em educação infantil
Fecha
2022-07-14Primeiro membro da banca
Henz, Celso Ilgo
Segundo membro da banca
Ghiggi, Gomercindo
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta Dissertação, desenvolvida na Linha de Pesquisa “Docência, saberes e desenvolvimento
profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado em
Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolve no seu escopo um
diálogo teórico sobre a formação e o exercício da docência e as convergências entre o conceito
de phronesis e a dialética entre ação-reflexão, deixando emergir contribuições à tarefa do
ensinante na Educação Infantil na interação com as crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a
3 anos e 11 meses) (BRASIL, 2019). Trata-se de pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo,
que prioriza as referências para contextualizar a infância e a criança, além de entretecer as bases
teóricas da formação, em direção à profissionalidade dos educadores. A análise documental
abrangeu às políticas públicas, legislação e normatizações, principalmente a Base Nacional
Comum Curricular - BNCC e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil -
RECNEI, os quais representam conquistas sociais relacionadas à Educação Infantil, contando
com outras contribuições correlacionadas. O texto relaciona o desenvolvimento profissional,
mediante a aquisição da sabedoria prática na dialética ação-reflexão, compreendendo a maneira
como ocorre o processo de formação inicial e como as práticas educativas posteriores
contribuem para a reflexões sobre a formação continuada na práxis. O diálogo teórico foi
qualificado com autores, como Aristóteles, quanto ao conceito de phronesis; Paulo Freire
(1979, 1987, 1999, 2004, 2015, 2021), especialmente no que se refere à dialogicidade
necessária ao exercício da práxis na educação e Maurice Tardif (2012, 2021), para interrelacionar os saberes e a profissionalidade, sempre em interlocuções com os demais autores.
No estudo dos referenciais, procedimentos e interlocuções, estiveram presentes as contribuições
da Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer (1997) para auxiliar, tanto na
compreensão dos conceitos centrais como formação, educação e sabedoria prática. Na
perspectiva das contribuições ressalta-se a forma como o educador constrói e ressignifica a sua
docência durante toda a sua existência e como vai incorporando estes saberes/fazeres, oriundos
de diversos contextos, à sua prática cotidiana, com a proposta de que esses precisam de um
processo formativo dialógico direcionado à educação das crianças bem pequenas. Também aqui
figuram alguns conceitos da hermenêutica filosófica e das ciências modernas para dar conta dos
desafios das aplicações de conhecimentos gerais à situações concretas e singulares, de forma
ética, e a reinvenção desses conhecimentos a partir de novo prisma, diante das necessidades
contemporâneas. As articulações permitiram dissertar sobre a importância de exercer a
phronesis, relacionando-a com a práxis na Educação Infantil, com dialogicidade e respeito às
questões individuais que vão se revelando no exercício da profissionalidade cotidiana dos
educadores. Considera-se, enfim, a importância do respeito às relações dialógicas, com a
consciência de que a Educação Infantil é composta por processos relacionais entre
individualidades e as múltiplas singularidades abrangidas no contexto educacional.
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