dc.creator | Pires, Karen Tolentino de | |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T19:09:27Z | |
dc.date.available | 2022-09-26T19:09:27Z | |
dc.date.issued | 2022-06-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26262 | |
dc.description.abstract | The present study was carried out during the years 2018 to 2022 with Passistas from Rio Grande do Sul, seeking to understand how their Pedagogies occur, which are called, in this research, Passistagogies. To carry out this study, a research method was created aimed at a study with Black Women, which is based on four stages: knowing, listening, seeing and learning. Only after these steps it is possible to acquire a true academic knowledge about Black Women. It was investigated that Black Women become Passistas mainly through their family and other Black Women in the samba sociability environment. It was found that there is a correlation between being a dancer and being a Queen or Godmother of Carnaval, as well as of the samba school drums. It was noticed an empowerment acquired through samba, and on the other hand, a neglect in love relationships because they are passistas. It was considered that each Passista has its Passistagogy, which is in accordance with their experiences and identities. However, It was noticed that often Passistagogy occurs unintentionally, because just the fact of being samba in a School Samba, in many cases, is enough to encorage other Black Women to become Passistas. It was understood that the Samba School isvthe besta environment for learning samba, especially due to the presence of drumming which has an intimate relationship with dance, a striking feature of afro-brazilian manifestations. It was found that even with an increasing number of choreographies in recent years, creativity and improvisation continue to be one of the main points of Passistas. Ultimately, It was observed that in addition to being a short career, there is a devaluation of work, which cannot be sustained with its performance. So, most of dancers from Rio Grande do Sul, dance for love with little or no financial return. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Passista | por |
dc.subject | Passistagogia | por |
dc.subject | Samba-passista | por |
dc.subject | Mulher negra | por |
dc.subject | Samba | por |
dc.subject | Passistagogy | eng |
dc.subject | Samba-passista (samba dancer) | eng |
dc.subject | Black women | eng |
dc.title | Agora é samba! Saberes afro-passistagógicos de mulheres gaúchas | por |
dc.title.alternative | It's samba now! Afro-passistagogic knowledges of “gaúcho” women | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | O presente estudo foi realizado durante os anos de 2018 a 2022 com Passistas Negras Gaúchas, buscando compreender como ocorrem as suas Pedagogias em dança, as quais são denominadas nesta pesquisa de Passistagogias. Para a realização deste estudo foi criado um método de pesquisa voltado para Mulheres Negras, o qual é embasado por quatro etapas: conhecer, ouvir, ver e aprender. Presume-se que somente após estas etapas é possível adquirir um verdadeiro saber acadêmico sobre Mulheres Negras. Investigou-se como as Mulheres Negras se tornam Passistas sobretudo por meio da família e de outras Mulheres Negras do ambiente de sociabilidade sambista. Constatou-se que existe uma correlação entre ser Passista e ser Rainha ou Madrinha do Carnaval, bem como da Bateria. Percebeu-se um empoderamento adquirido por meio do samba, e em contrapartida um preterimento nas relações amorosas pelo fato de serem Passistas. Considerou-se que cada Passista possui a sua Passistagogia, a qual está de acordo com as suas vivências e identidades. Contudo, notou-se que muitas vezes a Passistagogia ocorre sem uma intenção, mas como exemplo, em razão de que o fato de estar sambando em uma Escola de Samba em muitos casos é suficiente para estimular outras Mulheres Negras a tornarem-se Passistas. Entendeu-se que a Escola de Samba é o melhor ambiente para o aprendizado do samba, sobretudo pela presença da batucada a qual possui uma íntima relação com a dança, uma característica marcante das manifestações afro-brasileiras. Constatou-se que mesmo com um número crescente de coreografias nos últimos anos, a criatividade e o improviso continuam sendo um dos pontos principais do Samba-Passista. Por fim, observou-se que além de ser uma carreira curta, há uma desvalorização do trabalho da Passista, a qual não consegue se suster somente com a sua atuação. Assim sendo, as Passistas gaúchas em sua maioria sambam por amor, com pouco ou sem nenhum retorno financeiro. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Marcelo de Andrade | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1518610535671838 | por |
dc.contributor.referee1 | Alcântara , Celina Nunes de | |
dc.contributor.referee2 | Silva , Denise do Espírito Santo da | |
dc.contributor.referee3 | Soares, Maria Andrea dos Santos | |
dc.contributor.referee4 | Oliveira , Vitor Hugo Neves de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9819483106831601 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |