Inovação educacional na educação física escolar mediada por recursos educacionais abertos (REA)
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Data
2022-07-27Primeiro membro da banca
Ivo, Andressa Aita
Segundo membro da banca
González, Fernando Jaime
Terceiro membro da banca
Mazzardo, Mara Denize
Quarto membro da banca
Fensterseifer, Paulo Evaldo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A busca pela legitimidade da Educação Física escolar enquanto componente curricular obrigatório da educação básica visa romper com uma imagem exclusivamente prática, voltada ao saber fazer. Documentos curriculares nacionais, estaduais e municipais orientam competências, habilidades e conteúdos que fazem parte da área, porém, faltam materiais didáticos que auxiliem professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar em que medida a inovação educacional mediada por Tecnologias Educacionais em Rede (TER), especialmente Recursos Educacionais Abertos (REA), promovem a (co)autoria de professores de Educação Física que atuam na rede pública de educação básica do Rio Grande do Sul (RS). Para isso, desenvolvemos uma pesquisa-ação em três Ciclos. Os Ciclos 1 e 2 correspondem, respectivamente, a 1ª e a 2ª edição de um curso totalmente online em formato de Small Open Online Course (SOOC) no Moodle, para professores e para servidores da rede pública de educação básica do RS. As duas edições do curso “REA: Educação para o Futuro” ocorreram em 2018 e 2019. Durante os Ciclos 1 e 2 da pesquisa-ação, acompanhamos as interações dos professores com formação em Educação Física, nos fóruns de atividades e nos questionários. Estavam inscritos nas duas edições, 38 docentes da área, mas, apenas 13 concluíram o curso. Já o Ciclo 3, consistiu em acompanhar duas professoras de Educação Física na produção de REA. Ambas atuam em escolas públicas de duas cidades da região noroeste do RS. A partir de observações, encontros de estudo e entrevistas foram elaborados e compartilhados em um repositório, materiais didáticos abertos, de (co)autoria das docentes colaboradoras. Durante os três ciclos, analisamos que é desafiador reutilizar REA, devido à dificuldade de identificar as licenças nos recursos e nos repositórios. A produção de materiais didáticos e a publicação dos mesmos em formato aberto demanda de tempo extra dos professores, porque se sentem inseguros ao assumir o papel de (co)autores. Os participantes da pesquisa apontam a formação continuada como meio para propagar o conhecimento sobre REA e modificar a prática. Portanto, compreendemos que a inovação educacional mediada por TER, especialmente REA, promove a (co)autoria de professores de Educação Física que atuam na rede pública de educação básica do RS, desde que políticas públicas amparem seu trabalho e que os mesmos sejam reconhecidos por seus gestores.
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