Estandartes da memória: afeto e tradição na manipulação de superfícies têxteis
Resumo
A pesquisa aborda a manipulação têxtil sob a perspectiva do Design de Superfície tendo como referências artistas que utilizam o bordado como expressão. Assim, foram desenvolvidas superfícies têxteis por meio de experimentos com materiais e técnicas diversas, fazendo uso dos estandartes como suporte. O tema para a confecção das superfícies compreende as memórias pessoais do autor. Em relação aos processos metodológicos e criativos, utilizou-se a fase de problematização proposta por Gui Bonsiepe (1984), os painéis semânticos apresentados por Garner & McDonagh-Philp (2001), bem como os mapas mentais sugeridos por De Oliveira Lima (2008) e o caderno de artista de Rocha (2010). Também se fez relevante estudos referentes ao Design de Superfície, estampas, evolução dos processos de estamparia, manipulação têxtil, estandartes e memória. Os resultados dos processos criativos e metodológicos foram utilizados no desenvolvimento de estampas para aplicação em estandartes. Desta forma, os experimentos realizados a fim de identificar as melhores alternativas são apresentados em seis estandartes com finalidade de uso decorativo.
Coleções
- Design de Superfície [34]
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