dc.contributor.advisor | Finger, Mirian Martins | |
dc.creator | Silva, Rafael Felipe da | |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T11:18:08Z | |
dc.date.available | 2022-10-03T11:18:08Z | |
dc.date.issued | 2022-06-10 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26323 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design de Superfície, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | The research addresses textile manipulation from the perspective of Surface Design with as references artists who use embroidery as expression. Thus, textile surfaces were developed through experiments with different materials and techniques, making use of banners as support. The theme for the making of surfaces comprises the author’s personal memories. Regarding the methodological and creative processes, we used the problematization phase proposed by Gui Bonsiepe (1984), the semantic panels presented by Garner & Mcdonagh-Philp (2001), as well as the mental maps suggested by De Oliveira Lima (2008) and the artist’s notebook of Rocha (2010). Relevant studies related to Surface Design, prints, evolution of printing processes, textile manipulation, banners and memory were also made. The results of the creative and methodological processes were used in the development of prints for application in banners. In this way, the experiments performed in order to identify the best alternatives are presented in six banners for decorative use. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Design de superfície | por |
dc.subject | Design têxtil | por |
dc.subject | Estandartes | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Bordado livre | por |
dc.subject | Surface design | eng |
dc.subject | Textile design | eng |
dc.subject | Banners | eng |
dc.subject | Memory | eng |
dc.subject | Embroidery free | eng |
dc.title | Estandartes da memória: afeto e tradição na manipulação de superfícies têxteis | por |
dc.title.alternative | Banners of memory: affect and tradition in textile surfaces manipulation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Design de Superfície | por |
dc.description.resumo | A pesquisa aborda a manipulação têxtil sob a perspectiva do Design de Superfície tendo como referências artistas que utilizam o bordado como expressão. Assim, foram desenvolvidas superfícies têxteis por meio de experimentos com materiais e técnicas diversas, fazendo uso dos estandartes como suporte. O tema para a confecção das superfícies compreende as memórias pessoais do autor. Em relação aos processos metodológicos e criativos, utilizou-se a fase de problematização proposta por Gui Bonsiepe (1984), os painéis semânticos apresentados por Garner & McDonagh-Philp (2001), bem como os mapas mentais sugeridos por De Oliveira Lima (2008) e o caderno de artista de Rocha (2010). Também se fez relevante estudos referentes ao Design de Superfície, estampas, evolução dos processos de estamparia, manipulação têxtil, estandartes e memória. Os resultados dos processos criativos e metodológicos foram utilizados no desenvolvimento de estampas para aplicação em estandartes. Desta forma, os experimentos realizados a fim de identificar as melhores alternativas são apresentados em seis estandartes com finalidade de uso decorativo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |