A inserção de acadêmicos dos primeiros semestres no Pibid: repercussões e formação inicial na visão dos coordenadores
Abstract
O desenvolvimento deste estudo está vinculado ao campo da Educação Física Escolar, tendo por objetivo geral compreender através dos critérios de seleção, quais as contribuições e dificuldades no ingresso de acadêmicos dos primeiros semestres do curso de Educação Física – Licenciatura no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência na visão dos coordenadores de área. A metodologia caracterizou-se por um estudo qualitativo descritivo na forma de estudo de caso. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista aberta com perguntas semiestruturadas, respondidas por dois coordenadores de área vinculados ao subprojeto Educação Física na Educação Básica. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo, tendo três categorias de análise: 1) A Atuação dos Coordenadores de Área na Elaboração do Edital Público de Seleção do PIBID; 2) O Ingresso dos Acadêmicos no PIBID; 3) A Importância do Programa na Formação Inicial na Visão dos Coordenadores de Área, subcategorias, Contribuições e Dificuldades, Articulação Teórico Prático. Concluímos que estar em semestres mais avançados/ter concluído mais créditos nas disciplinas curriculares, por si só, não é uma garantia para uma inserção escolar de qualidade, pois segundo os coordenadores conta muito as experiências/vivências que cada indivíduo possui. Destacamos também que em nossa compreensão não podemos dar ênfase somente nesta questão, sendo que o senso comum (experiência/vivência) não pode ser a base para a construção do ser professor.
Collections
- Educação Física Escolar [200]
The following license files are associated with this item: