Mostrar registro simples

dc.creatorBaptistella, Estefani
dc.date.accessioned2022-10-18T15:44:08Z
dc.date.available2022-10-18T15:44:08Z
dc.date.issued2022-08-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26550
dc.description.abstractThe present work of the Master’s Course in Education of the Graduate Program in Education of the Federal University of Santa Maria (UFSM), in Line of Research 2 (LP2): Educational Public Policies, Educational Practices and their Interfaces, It presents as thematic the curricular organization of the municipal schools of Full-time of Santa Maria/RS. The objective is to analyze the curricular organization of three municipal elementary schools of Full-time of Santa Maria/RS and its articulation with the times and spaces, considering the social reality. The methodology used is a qualitative approach, the type of multiple case study, carried out in the schools locus of the study, with teachers and managers, through documentary analysis, participant observation and focus groups. Subsequently, for analysis and discussion of the data, the content analysis was developed, from the stages elaborated by Bardin (2011). As a theoretical reference, we highlight: Arroyo (2013); Chrispino (2016); Felício (2010, 2012); Gadotti (2009); Gimeno Sacristán (2000); Moll (2012) and Silva (2005). The results of the research indicate that the Full-time schools of Santa Maria/RS are still in the process of implementation and adjustments of Integral Education in its curriculum, but it is possible to affirm that they understand the importance of the resignification of times and spaces and the reorganization of the curriculum directed to the pedagogical practices of integral formation. Therefore, it is possible to evidence that the curricular reorganization, together with the times and spaces of the Full-time Education school contribute significantly to the teaching-learning process of quality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEducação Integralpor
dc.subjectCurrículo em tempo integralpor
dc.subjectTempos e espaçospor
dc.subjectFormação integralpor
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectFull-time educationeng
dc.subjectFull-time curriculumeng
dc.subjectTimes and spaceseng
dc.subjectIntegral trainingeng
dc.titleRitmos curriculares: tempos e espaços de escolas de tempo integral do município de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeCurricular rhythms: times and spaces of full-time schools in the municipality of Santa Maria/RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho do Curso de Mestrado em Educação do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, apresenta como temática a organização curricular das escolas municipais de Tempo Integral de Santa Maria/RS. O objetivo é analisar a organização curricular de três escolas municipais de Ensino Fundamental, de Tempo Integral de Santa Maria/RS e sua articulação com os tempos e espaços, considerando a realidade social. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de casos múltiplos, realizada nas escolas lócus do estudo, com professores e gestoras, através de análise documental, observação participante e grupos focais. Posteriormente, para análise e discussão dos dados, desenvolveu-se a análise de conteúdo, a partir das etapas elaboradas por Bardin (2011). Como referencial teórico, destaca-se: Arroyo (2013); Chrispino (2016); Felício (2010, 2012); Gadotti (2009); Gimeno Sacristán (2000); Moll (2012) e Silva (2005). Os resultados da pesquisa apontam que as escolas de Tempo Integral de Santa Maria/RS encontramse em processo de implementação e ajustes da Educação Integral em seu currículo, sendo possível afirmar que compreendem a importância da ressignificação dos tempos e espaços e a reorganização do currículo direcionado para as práticas pedagógicas de formação integral. Portanto, é possível evidenciar que a reorganização curricular, juntamente com os tempos e espaços da escola de Educação Integral de Tempo Integral contribuem de forma significativa com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.por
dc.contributor.advisor1Sarturi, Rosane Carneiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4133511150582100por
dc.contributor.referee1Costa, Joacir Marques da
dc.contributor.referee2Trevisan, Mônica de Souza
dc.contributor.referee3Ferraz, Viviane Martins Vital
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9248132804164075por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International