A literatura de testemunho na américa latina como elemento de ressignificação da memória, da dor e do trauma
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Data
2021-12-15Primeiro membro da banca
Cornelsen, Élcio Loureiro
Segundo membro da banca
Trefzer, Fabíola Simão Padilha
Terceiro membro da banca
Ourique, João Luis Pereira
Quarto membro da banca
Umbach, Rosani Ursula Ketzer
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo desta tese é analisar os relatos testemunhais latino-americanos Tejas Verdes: diario de un campo de concentración en Chile (1974), do chileno Hernán Valdés, La escuelita: relatos testimoniales (1984), da argentina Alicia Partnoy, Memórias do esquecimento: os segredos dos porões da ditadura (1999), do brasileiro Flávio Tavares, e El furgón de los locos (2001), do uruguaio Carlos Liscano, atentando para a relação entre a constituição problemática das testemunhas dessas narrativas, o trauma que marcou cada uma delas e a pertinência desses textos para a amenização da dor das vítimas, partindo-se das noções de autoritarismo, violência e trauma. Dentre os objetivos específicos que visam a dar conta do propósito geral da pesquisa, destacam-se os seguintes: pesquisar as características da literatura de testemunho na América Latina; estudar as diferenças e as semelhanças entre os relatos testemunhais e históricos; analisar o impacto do trauma na constituição subjetiva das testemunhas das obras que constituem o corpus deste projeto; examinar a relação entre constituição formal dos livros e o contexto latino-americano da segunda metade do século XX; avaliar o papel da narrativa na ressignificação dos traumas. A tese desta pesquisa é de que, ao escrever, o sobrevivente transfere parte da vivência traumática e seus sintomas para a narrativa e, com isso, confere uma ressignificação à história, à dor e às memórias do passado e, também, alivia a carga traumática originada de sofrimentos relacionados ao período sombrio das ditaduras latino-americanas. A pesquisa é de base bibliográfica. Nesse sentido, elementos da teoria literária a partir da literatura comparada, agregando-se perspectivas interdisciplinares com outras áreas do conhecimento, são considerados para o propósito da pesquisa em curso. Para o embasamento das propostas elencadas, busca-se respaldo em autores como Bruno Bettelheim, Cathy Caruth, Dori Laub, Jaime Ginzburg, Néstor Braunstein, Márcio Seligmann-Silva, Marcelo e Maren Viñar, Renato Franco, Shoshana Felman, Sigmund Freud, Theodor Adorno e Walter Benjamin.
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