dc.creator | Bortolás, Sílvia | |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T17:50:27Z | |
dc.date.available | 2022-10-21T17:50:27Z | |
dc.date.issued | 2002-03-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26625 | |
dc.description.abstract | This paper aims to show how students become, or were turned into, undisciplined by speeches and practices. It was developed among a Fifth Grade teenagers group composed by failed students of a public school in Santa Maria-RS. This project intends to describe how undisciplined students were seen and treated. What were their knacks? In which way did the discipline and its methods, such as notebooks and students’ personal files, work? What was this school daily routine? The research in this school is justified by the need of a reflection about the production of subjectivity inside a public school from its practices, speeches and silences. Considering this, culture shows us a scholar community’s uses, and customs. Sometimes, this culture may bring divergences, because it faces ethic and moral values. However, through dialogue, can also provide union. Due to this, culture will de described for ethnographic research methods: pictures, document analysis, informal chats, interviews, observation. It slants to the Cultural Studies when related to the subjectivity production of undisciplined students’ delinquent culture. Authors as Michael Foucault, Michael de Certeau, Mariza Eizirik, Peter Mclaren, Paulo Freire, among others, are related in this paper for their contributions and studies which guided me to stand for resistance as possibility of recreate another space with new experiences. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Disciplina escolar | por |
dc.subject | Indisciplina | por |
dc.subject | Conselho de classe | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Disciplina | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | A indisciplina no interior da escola: uma aproximação com o outro | por |
dc.title.alternative | Indiscipline in school: an approximation to the other | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi desenvolvido com adolescentes de uma 5ª série, constituída de alunos repetentes, de uma escola da rede pública estadual de Santa Maria, RS. Pretende mostrar como eram produzidos e se produziam os alunos indisciplinados no interior das práticas e dos discursos. Para isso, é importante conhecer como acontecem as relações de poder nessa escola. Tem como objetivo descrever como era visto e tratado o aluno indisciplinado. Quais eram as suas artimanhas ? Como funcionava o dispositivo da disciplina e seus procedimentos disciplinares: fichas, caderno e livro de ocorrência, Conselho de Classe? Quais eram os rituais cotidianos dessa instituição? A pesquisa, nessa escola, justifica-se pela necessidade de fazer uma reflexão sobre a produção de subjetividade no interior de uma escola pública, a partir de suas práticas, seus discursos e seus silêncios. Nesta perspectiva, a cultura é registrada para que sejam conhecidos os usos, os costumes de uma comunidade escolar, ou seja, estuda o significado que esta cultura apresenta nas relações entre as pessoas da comunidade escolar. Às vezes, essa cultura pode significar divergências, pois confronta valores éticos e morais; outras, quando as vaidades são deixadas de lado, o diálogo pode significar uma aproximação. Neste sentido, a cultura será descrita através de procedimentos da pesquisa etnográfica: fotos, análise de documentos, observações, conversas informais, entrevistas. Apresenta um viés em relação aos Estudos Culturais quando estuda a produção de subjetividade da cultura marginalizada dos alunos indisciplinados. Autores como Michel Foucault, Michel de Certeau, Mariza Eizirik, Peter Mclaren, Paulo Freire, entre outros, são citados direta ou indiretamente, devido a suas contribuições a estudos realizados nas instituições e que me influenciaram a apontar a resistência como a possibilidade de recriar outro espaço com novas vivências. | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Valeska Maria Fortes de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3628223248832085 | por |
dc.contributor.referee1 | Ávila, Everton Gonçalves de | |
dc.contributor.referee2 | Rigo, Luiz Carlos | |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |