Textos de divulgação científica no ensino de física moderna na escola média
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Data
2002-03-12Primeiro membro da banca
Almeida, Maria Jose Pereira Monteiro de
Segundo membro da banca
Scherer, Amanda Eloina
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar as possibilidades e perspectivas
para a introdução de física moderna e contemporânea na Escola Média tendo
como recurso didático textos de divulgação científica. Os autores citados
defendem a possibilidade de desenvolver em sala de aula uma física presente
apenas no contexto extra-escolar, seja através dos aparatos ou inventos
tecnológicos ou através dos Meios de Comunicação Social, entre os quais
Jornais e Revistas. As informações foram coletadas a partir do trabalho
conjunto com um grupo de professores, em formação continuada, atuantes na
disciplina de Física do Ensino Médio. Foram usados vários instrumentos de
coleta de informações, entre eles os Diários da Prática Pedagógica dos
professores, a áudio-gravação de relatos espontâneos dos professores, além
da video-gravação das aulas. A análise das informações coletadas em relação
a estruturação, implementação e avaliação das atividades realizadas, revelou
algumas limitações por parte dos professores no sentido de dominar os
conceitos de física moderna e contemporânea abordados, introduzir estratégias
diferenciadas para o uso dos textos de divulgação e por fim, na elaboração
escrita dos Diários da Prática Pedagógica. Buscando encontrar e superar os
motivos de tais limitações, realizamos uma entrevista semi-estruturada com os
professores para investigar as possíveis relações entre a história de leitura
destes e a compreensão e uso que os mesmos fazem dos textos de divulgação
científica. A análise destas entrevistas permitiu-nos conhecer um pouco mais
da realidade ou história de leitura dos professores. Neste sentido, pudemos
perceber que os professores são leitores eventuais de todo tipo de material e
de assuntos diversificados, mas centram suas atenções em assuntos
relacionados a Ciência e tecnologia e a física que estão ensinando na escola.
Além disso, a maior frequência de leitura é nos Jornais e nos Livros Didáticos.
As Revistas de Divulgação Científica são geralmente consultadas e lidas
conforme sua periodicidade e interesse por algum assunto específico, ou a ser introduzido nos planejamentos didáticos pedagógicos elaborados no âmbito do
GTPF. Estes resultados permitiram-nos concluir que as limitações encontradas
pelos professores podem estar relacionadas a sua pouca prática de leitura.
Estas limitações são oriundas especialmente da formação inicial em Física
onde as práticas de leitura não são uma constante e tem sua continuidade
durante o exercício da profissão especialmente pelas condições de trabalho a
que os professores estão expostos.
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