Mostrar registro simples

dc.creatorCostella, Silvério
dc.date.accessioned2022-10-24T18:07:02Z
dc.date.available2022-10-24T18:07:02Z
dc.date.issued2003-02-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26651
dc.description.abstractThe theme of the death is still approached with a lot of difficulty by the students of the Nursing Course, being necessary larger space to work the anguish due to the care to the terminal patients. The aim of that study was to verify as the nursing students work with the anguish in the care to the terminal patients. Students of the Nursing Course of third, sixth and eighth semester had participated in this research, accomplished in two universities in Santa Maria/RS. Semi-structured interviews were designed to explore as the students deal with its own anguish, particularly, during the training. The data were analyzed emerging conceptually five categories: (1) There is not desire to take care of the terminal patient: It refers on the feeling of the student in front to the death, consisting basically of avoiding the contact with this situation; the student wants to take care of the another seeking to the recovery of the patient and not to drive the patient to death. (2) The search of preparing to take care: It represents the student's desire in getting ready, to know as to proceed with the terminal patient, as a strategy to deal with the anguish. (3) Care the terminal patients terminals: It refers the ability to take care, that only is not reduced to that it is learned in the course, but it also includes subjective elements, as affective factors so much positive as negatives, indicating larger or smaller inner disposition to take care. (4) Taking care in itself is the Nursing: It indicates caring to other rather caring itself as a influence of a care model sustained in the past being in transformation through the student's desire of also to take care of itself. (5) Preparing requests to practical knowing , it emerges of a " knowledge that is not known ": It characterizes the practical function as generating of preparing to take care of the terminal patient. Although the space is recognized inside of the Nursing Course to address practical subjects, it is in the personal with the anguish situations that the student learns how handle with it. The reference done to the problem of the anguish still denotes in the student a precarious elaboration of the idea of death, expressed in the contact with terminal patients. From those concepts it was possible to find a road to understand as the students work with distressing contents during the contact with the terminal patients.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectPaciente terminalpor
dc.subjectCiências da saúdepor
dc.titleO estudante do curso de enfermagem e o paciente terminal: uma relação desafiadorapor
dc.title.alternativeNursing course students and terminal patient: challenging relationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO tema da morte é abordado ainda com muita dificuldade pelos estudantes do Curso de Enfermagem, sendo necessário maior espaço para trabalhar a angústia decorrente do cuidado aos pacientes terminais. O objetivo desse estudo foi verificar como os estudantes de enfermagem lidam com a angústia no cuidado aos pacientes terminais. Estudantes do Curso de Enfermagem do terceiro, sexto e oitavo semestre participaram desta pesquisa, realizada em duas universidades em Santa Maria/RS. Entrevistas semi-estruturadas foram designadas para explorar como os estudantes lidam com sua própria angústia, particularmente, durante o estágio. Os dados foram analisados emergindo conceitualmente cinco categorias: (1) Não há desejo de cuidar do paciente terminal: refere sobre o sentimento do estudante frente à morte, consistindo basicamente em evitar o contato com esta situação; o estudante deseja cuidar do outro visando à recuperação do mesmo e não conduzi-lo à morte. (2) A busca de preparo para cuidar: representa o desejo do estudante em se preparar, para saber como proceder com o paciente terminal, como uma estratégia para lidar com a angústia. (3) Cuidado a pacientes terminais: refere a habilidade para cuidar, que não se reduz só ao que é aprendido no curso, mas inclui também elementos subjetivos, como fatores afetivos tanto positivos como negativos, indicando maior ou menor disposição interna para cuidar. (4) O cuidar em si é a enfermagem: no estudante predomina o cuidado do outro em relação ao cuidado de si mesmo, como influência de um modelo de cuidado sustentado no passado, estando em processo de reformulação através do desejo do estudante de também cuidar de si. (5) Preparo requer saber prático, emerge de um “saber que não se sabe”: caracteriza a função prática como geradora de preparo para cuidar do paciente terminal. Embora se reconheça o espaço dentro do Curso de Enfermagem para lidar com questões práticas, é no confronto pessoal com as situações de angústia que o estudante aprende a lidar com ela. A referência feita ao problema da angústia denota no estudante ainda uma precária elaboração da idéia de morte como experiência de finitude, expressa no contato com pacientes terminais. A partir desses conceitos foi possível encontrar um caminho para compreender como os estudantes lidam com conteúdos angustiantes durante o contato com os pacientes terminais.por
dc.contributor.advisor1Quintana, Alberto Manuel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7464902899875284por
dc.contributor.referee1Gomes, William Barbosa
dc.contributor.referee2Backes, Vânia
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5115718096692271por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International