dc.creator | Costella, Silvério | |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T18:07:02Z | |
dc.date.available | 2022-10-24T18:07:02Z | |
dc.date.issued | 2003-02-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26651 | |
dc.description.abstract | The theme of the death is still approached with a lot of difficulty by the
students of the Nursing Course, being necessary larger space to work the
anguish due to the care to the terminal patients. The aim of that study was to
verify as the nursing students work with the anguish in the care to the
terminal patients. Students of the Nursing Course of third, sixth and eighth
semester had participated in this research, accomplished in two universities in
Santa Maria/RS. Semi-structured interviews were designed to explore as the
students deal with its own anguish, particularly, during the training. The data
were analyzed emerging conceptually five categories: (1) There is not desire to
take care of the terminal patient: It refers on the feeling of the student in front
to the death, consisting basically of avoiding the contact with this situation; the
student wants to take care of the another seeking to the recovery of the patient
and not to drive the patient to death. (2) The search of preparing to take care:
It represents the student's desire in getting ready, to know as to proceed with
the terminal patient, as a strategy to deal with the anguish. (3) Care the
terminal patients terminals: It refers the ability to take care, that only is not
reduced to that it is learned in the course, but it also includes subjective
elements, as affective factors so much positive as negatives, indicating larger
or smaller inner disposition to take care. (4) Taking care in itself is the
Nursing: It indicates caring to other rather caring itself as a influence of a care
model sustained in the past being in transformation through the student's
desire of also to take care of itself. (5) Preparing requests to practical knowing
, it emerges of a " knowledge that is not known ": It characterizes the practical
function as generating of preparing to take care of the terminal patient.
Although the space is recognized inside of the Nursing Course to address
practical subjects, it is in the personal with the anguish situations that the
student learns how handle with it. The reference done to the problem of the
anguish still denotes in the student a precarious elaboration of the idea of
death, expressed in the contact with terminal patients. From those concepts it
was possible to find a road to understand as the students work with distressing
contents during the contact with the terminal patients. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Enfermagem | por |
dc.subject | Paciente terminal | por |
dc.subject | Ciências da saúde | por |
dc.title | O estudante do curso de enfermagem e o paciente terminal: uma relação desafiadora | por |
dc.title.alternative | Nursing course students and terminal patient: challenging relation | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O tema da morte é abordado ainda com muita dificuldade pelos estudantes do
Curso de Enfermagem, sendo necessário maior espaço para trabalhar a angústia
decorrente do cuidado aos pacientes terminais. O objetivo desse estudo foi
verificar como os estudantes de enfermagem lidam com a angústia no cuidado
aos pacientes terminais. Estudantes do Curso de Enfermagem do terceiro, sexto
e oitavo semestre participaram desta pesquisa, realizada em duas universidades
em Santa Maria/RS. Entrevistas semi-estruturadas foram designadas para
explorar como os estudantes lidam com sua própria angústia, particularmente,
durante o estágio. Os dados foram analisados emergindo conceitualmente cinco
categorias: (1) Não há desejo de cuidar do paciente terminal: refere sobre o
sentimento do estudante frente à morte, consistindo basicamente em evitar o
contato com esta situação; o estudante deseja cuidar do outro visando à
recuperação do mesmo e não conduzi-lo à morte. (2) A busca de preparo para
cuidar: representa o desejo do estudante em se preparar, para saber como
proceder com o paciente terminal, como uma estratégia para lidar com a
angústia. (3) Cuidado a pacientes terminais: refere a habilidade para cuidar, que não se reduz só ao que é aprendido no curso, mas inclui também elementos
subjetivos, como fatores afetivos tanto positivos como negativos, indicando
maior ou menor disposição interna para cuidar. (4) O cuidar em si é a
enfermagem: no estudante predomina o cuidado do outro em relação ao cuidado
de si mesmo, como influência de um modelo de cuidado sustentado no passado,
estando em processo de reformulação através do desejo do estudante de também
cuidar de si. (5) Preparo requer saber prático, emerge de um “saber que não se
sabe”: caracteriza a função prática como geradora de preparo para cuidar do
paciente terminal. Embora se reconheça o espaço dentro do Curso de
Enfermagem para lidar com questões práticas, é no confronto pessoal com as
situações de angústia que o estudante aprende a lidar com ela. A referência feita
ao problema da angústia denota no estudante ainda uma precária elaboração da
idéia de morte como experiência de finitude, expressa no contato com pacientes
terminais. A partir desses conceitos foi possível encontrar um caminho para
compreender como os estudantes lidam com conteúdos angustiantes durante o
contato com os pacientes terminais. | por |
dc.contributor.advisor1 | Quintana, Alberto Manuel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7464902899875284 | por |
dc.contributor.referee1 | Gomes, William Barbosa | |
dc.contributor.referee2 | Backes, Vânia | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5115718096692271 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |