dc.creator | Cordeiro, Salete de Fátima Noro | |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T18:35:07Z | |
dc.date.available | 2022-10-24T18:35:07Z | |
dc.date.issued | 2002-03-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26653 | |
dc.description.abstract | The research came from our anxiety in finding out the knowledge built by
educators in the extent of participation and militancy in social movements,
here represented by Christian Educators Movement, Niger Movement, and
Resident Association. Glimpsing the possibility of contributing from their
participation in these situations to the construction of a participant
pedagogical practice to the public school teachers, we emphasized the
following objectives: identifying and analyzing the knowledge produced by
educators in their actuation in these situations of participation; analyzing the
kinds of militancy that they carry out in the movements and verifying the
causes that conducted them to look for these places of participation. In order
to achieve this thematic, we were based on authors such as Antônio Nóvoa,
Francisco Imbernón, Paulo Freire, Joe L. Kincheloe, Henry A. Giroux, et al.
Under the methodological point of view, this research characterized as a
qualitative study in which we were worried in selecting meaningful
evidences in order to understand the approached problematic. During the
period of investigation, we realized that the school impose several barriers
such as routine and bureaucracy of its processes not offering the opportunity
of educator participation in decisions making. On the other hand, we found
educators relief valve in social movements, local where there are movements
of relaxing, work, and learning to their lives and profession. As a result, we
can mention the coherency established between discourse in the movement
and its action in the school or in the classroom; conscience making in taking
into account the student everyday as a “back cloth” to his/her planning and
the need of participating and implementing projects in schools that have as
principles the participation of students and the interaction with the
community, searching the formation of citizenship. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Prática educativa | por |
dc.subject | Educadores | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Movimento social | por |
dc.subject | Politica educacional | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | A atuação de educadores em movimentos sociais: uma possibilidade de construção de novas práticas político-participativas para a educação cidadã | por |
dc.title.alternative | Educators actuation in social movements: a construction possibility of new political participant practices to the citizen education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa surgiu de nossa inquietação em desvelar os conhecimentos
construídos pelos profissionais da educação no âmbito da participação e da
militância nos movimentos sociais, aqui representados pelo Movimento de
Educadores Cristãos, Movimento Negro e Associação de Moradores,
vislumbrando a possibilidade de contribuírem a partir de sua participação
nestas instâncias, para construção de uma prática pedagógica participativa
para os professores das escolas da rede pública. Entre os objetivos,
destacamos os seguintes: identificar e analisar os conhecimentos produzidos
pelos educadores em sua atuação dentro destas instâncias de participação;
analisar os tipos de militância exercida por eles nos movimentos e verificar
os motivos que os conduziram à procura por estes locais de participação.
Para dar conta desta temática, baseamo-nos em autores como Antônio
Nóvoa, Francisco Imbernón, Paulo Freire, Joe L. Kincheloe, Henry A.
Giroux, entre outros. Sob o ponto de vista metodológico, esta pesquisa
caracteriza-se como um estudo de cunho qualitativo, em que nos
preocupamos em selecionar os depoimentos mais significativos para dar
conta da problemática abordada. Durante o percurso de investigação,
percebemos que a escola impõe muitas barreiras, como rotinização e a
burocratização de seus processos, não oportunizando a participação do
educador na tomada de decisões. Por outro lado, encontramos nos
movimentos sociais a válvula de escape dos educadores, local onde há
momentos de descontração, trabalho e aprendizagem para sua vida e sua
profissão. Como resultados, podemos mencionar a coerência estabelecida
entre o discurso no movimento e sua ação dentro da escola ou sala de aula;
a tomada de consciência em levar em consideração o cotidiano do educando
como “pano de fundo” para seu planejamento e a necessidade de participar
e de implementar projetos dentro da escola que tenham como princípios a
participação do aluno e a interação com a comunidade, objetivando a
formação para a cidadania. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Maria Arleth | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4430499313179506 | por |
dc.contributor.referee1 | Grabauska, Claiton Jose | |
dc.contributor.referee2 | Maciel, Adriana Moreira da Rocha | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2948585342156325 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |