Mostrar registro simples

dc.creatorCordeiro, Salete de Fátima Noro
dc.date.accessioned2022-10-24T18:35:07Z
dc.date.available2022-10-24T18:35:07Z
dc.date.issued2002-03-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26653
dc.description.abstractThe research came from our anxiety in finding out the knowledge built by educators in the extent of participation and militancy in social movements, here represented by Christian Educators Movement, Niger Movement, and Resident Association. Glimpsing the possibility of contributing from their participation in these situations to the construction of a participant pedagogical practice to the public school teachers, we emphasized the following objectives: identifying and analyzing the knowledge produced by educators in their actuation in these situations of participation; analyzing the kinds of militancy that they carry out in the movements and verifying the causes that conducted them to look for these places of participation. In order to achieve this thematic, we were based on authors such as Antônio Nóvoa, Francisco Imbernón, Paulo Freire, Joe L. Kincheloe, Henry A. Giroux, et al. Under the methodological point of view, this research characterized as a qualitative study in which we were worried in selecting meaningful evidences in order to understand the approached problematic. During the period of investigation, we realized that the school impose several barriers such as routine and bureaucracy of its processes not offering the opportunity of educator participation in decisions making. On the other hand, we found educators relief valve in social movements, local where there are movements of relaxing, work, and learning to their lives and profession. As a result, we can mention the coherency established between discourse in the movement and its action in the school or in the classroom; conscience making in taking into account the student everyday as a “back cloth” to his/her planning and the need of participating and implementing projects in schools that have as principles the participation of students and the interaction with the community, searching the formation of citizenship.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrática educativapor
dc.subjectEducadorespor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectMovimento socialpor
dc.subjectPolitica educacionalpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleA atuação de educadores em movimentos sociais: uma possibilidade de construção de novas práticas político-participativas para a educação cidadãpor
dc.title.alternativeEducators actuation in social movements: a construction possibility of new political participant practices to the citizen educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa surgiu de nossa inquietação em desvelar os conhecimentos construídos pelos profissionais da educação no âmbito da participação e da militância nos movimentos sociais, aqui representados pelo Movimento de Educadores Cristãos, Movimento Negro e Associação de Moradores, vislumbrando a possibilidade de contribuírem a partir de sua participação nestas instâncias, para construção de uma prática pedagógica participativa para os professores das escolas da rede pública. Entre os objetivos, destacamos os seguintes: identificar e analisar os conhecimentos produzidos pelos educadores em sua atuação dentro destas instâncias de participação; analisar os tipos de militância exercida por eles nos movimentos e verificar os motivos que os conduziram à procura por estes locais de participação. Para dar conta desta temática, baseamo-nos em autores como Antônio Nóvoa, Francisco Imbernón, Paulo Freire, Joe L. Kincheloe, Henry A. Giroux, entre outros. Sob o ponto de vista metodológico, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de cunho qualitativo, em que nos preocupamos em selecionar os depoimentos mais significativos para dar conta da problemática abordada. Durante o percurso de investigação, percebemos que a escola impõe muitas barreiras, como rotinização e a burocratização de seus processos, não oportunizando a participação do educador na tomada de decisões. Por outro lado, encontramos nos movimentos sociais a válvula de escape dos educadores, local onde há momentos de descontração, trabalho e aprendizagem para sua vida e sua profissão. Como resultados, podemos mencionar a coerência estabelecida entre o discurso no movimento e sua ação dentro da escola ou sala de aula; a tomada de consciência em levar em consideração o cotidiano do educando como “pano de fundo” para seu planejamento e a necessidade de participar e de implementar projetos dentro da escola que tenham como princípios a participação do aluno e a interação com a comunidade, objetivando a formação para a cidadania.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Arleth
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4430499313179506por
dc.contributor.referee1Grabauska, Claiton Jose
dc.contributor.referee2Maciel, Adriana Moreira da Rocha
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2948585342156325por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International