Política de avaliação da Capes e a gestão de um programa de pós-graduação profissional da UFSM
View/ Open
Date
2022-01-10Primeiro coorientador
Righes, Antônio Carlos Minussi
Primeiro membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Segundo membro da banca
Trevisan, Mônica de Souza
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta dissertação é decorrente de estudos e pesquisas desenvolvidos na Linha de
Pesquisa – LP2, relacionada às Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas
e suas Interfaces, do Curso de Mestrado em Educação, do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Articula-se aos
estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão
Educacional – Gestar/CNPq/UFSM, tendo em vista a seguinte problemática: quais
contribuições e implicações da política de avaliação da Capes para a qualificação da
gestão de um Programa de Pós-graduação Profissional? Com vistas a atender a
problemática de pesquisa, delineou-se como objetivo geral “compreender as
contribuições e implicações da política de avaliação da Capes para a qualificação da
gestão de um Programa de Pós-graduação Profissional”. Por objetivos específicos: (i)
contextualizar o panorama geral da pós-graduação no Brasil, caracterizando o sistema
de avaliação realizado pela Capes, em especial, no que se refere aos Programas
profissionais na área da Educação; (ii)analisar os principais indicadores e dados
produzidos pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão
Educacional (PPPG), do Centro de Educação da UFSM, no processo de avaliação da
quadrienal 2017-2020; (iii) reconhecer na percepção da Coordenação do
PPPG/UFSM quais as influências e implicações do processo avaliativo realizado pela
Capes na quadrienal 2017-2020. Com relação aos aspectos metodológicos,
caracteriza-se como um estudo de caso de natureza qualitativa. A análise de dados
foi construída de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados
mostraram que o mestrado profissional em Educação não só ressignificou os termos
inovação e profissionalização como também criou um novo paradigma na pósgraduação brasileira. As políticas de acompanhamento e monitoramento adotadas
pelo PPPG/UFSM auxiliam a minimizar a dificuldade para alcançar bons
indicadores/metas propostos pela CAPES, como parâmetros para sua sistemática de
avaliação. Mostraram-se relevantes a institucionalização e a gestão do programa e o
conhecimento do processo pela Gestora para o alcance de melhores resultados, bem
como a pesquisa apontou que a política de avaliação expressa pela Capes interfere
no desenvolvimento das atividades de gestão e do programa como um todo e indica
a necessidade de adequação dos indicadores para a modalidade profissional.
Collections
The following license files are associated with this item: