dc.creator | Caramão, Gilberto Souto | |
dc.date.accessioned | 2022-10-31T19:45:12Z | |
dc.date.available | 2022-10-31T19:45:12Z | |
dc.date.issued | 2002-03-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26718 | |
dc.description.abstract | This research is a study that try’s to describe how the school culture
influences the result of the learning (success/failure) of students. This subject is being
very discussed and the components that integrate it have important meanings for
education. The general objective is to research the influence of school culture in the
results of the student’s learning in the ambit of a public school of the municipal
district of Santa Maria/RS. Inside the line of research of teacher’s formation, this is a
research field of descriptive character, of a qualiquantitive approach, developed
through a study case under a phenomenal glance. We understand that the school
culture is present in all school’s structures and that her lines influence the macro
senses restricted to the studied community. With relationship to the macro
components that integrate school culture, we countersigned the educational politics,
the laws that normalize the planning and the operation of education, the general
culture, and finally, the Brazilian’s and world’s context. And the restricted
components of the community can elevate the teacher’s formation that act at school,
the community's economical and cultural profile partner that surrounds her, the
pedagogic political project built by the hands of all, the technical and administrative
support proportionate by the sustained school. With that we see that school culture
influences the results of learning elements that constitute her, which is historical and
socially diluted in her, and that result of success or failure - either can come to be
consequence of one of several elements that integrate her. With this conclusion, we
subsidize information to try to give a larger support for the creation and the operation
of a pedagogic political project coherent to the reality in which it is inserted and to
motivate the formation of educational improvement to try to revert school failure. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Cultura escolar | por |
dc.subject | Projeto político pedagógico | por |
dc.subject | Fracasso escolar | por |
dc.title | A cultura escolar e a formação docente – agentes determinantes do sucesso discente | por |
dc.title.alternative | The school culture and educational formation – decisive agents of students sucess | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este estudo busca descrever como a cultura escolar influencia no resultado da
aprendizagem (sucesso/fracasso) dos alunos. Tendo em vista que esta questão vem
sendo discutida e os componentes que a integram têm significado importante para a
educação. O objetivo geral foi de pesquisar a influência da cultura escolar nos
resultados da aprendizagem dos alunos no âmbito de uma escola pública do
município de Santa Maria/RS. Dentro da linha de pesquisa de formação de
professores, esta é uma pesquisa de campo de caráter descritivo, de abordagem
qualiquantitativa, desenvolvida através de um estudo de caso sob um olhar
fenomenológico. Entendemos que a Cultura Escolar - CE está presente em toda e
estrutura escolar e que nela existem traços que a influenciam nos sentidos macro e
restrito à comunidade estudada. Quanto aos componentes macros que integram a CE,
nos referendamos a Política Educacional, as Leis que normalizam o planejamento e o
funcionamento da educação, a cultura geral, enfim, ao contexto brasileiro e mundial.
E os componentes restritos a comunidade podemos elencar a formação dos
professores que atuam na escola, o perfil sócio econômico e cultural da comunidade
que a circunda, o Projeto Político Pedagógico construído pelas mãos de todos, o
suporte técnico e administrativo proporcionado pela mantenedora da escola. Com isso
vemos que a CE influencia nos resultados da aprendizagem pelos elementos que a
constituem, pelo que está histórico e socialmente diluído nela, que um resultado de
Sucesso ou Fracasso pode vir a ser conseqüência de um ou de vários elementos que a
integram. Com esta conclusão conseguiremos subsidiar informações para tentar dar
um maior suporte para a criação e a operacionalização de um Projeto Político
Pedagógico coerente à realidade em se está inserido e incentivar a formação e o
aperfeiçoamento docente para tentar reverter o fracasso escolar. | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8605918251808106 | por |
dc.contributor.referee1 | Osório, Antônio Carlos do Nascimento | |
dc.contributor.referee2 | Naujorks, Maria Inês | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2039690540107947 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |