Mostrar registro simples

dc.creatorBasso, Berenice Geschwind
dc.date.accessioned2022-11-01T13:07:05Z
dc.date.available2022-11-01T13:07:05Z
dc.date.issued2002-10-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26724
dc.description.abstractPlayful Education: a mediation to the process of infantile development, is a study had on the theories that currently have unmasked and identified the interactions of the educative process as principle of mediation between the citizens that if relate and change experiences, in infancy, giving felt human to the practised shares. The boarding of the concepts on playing, trick and game is visualized as elements of essential bedding for the organization of the directed educational projects to the infantile education. The gotten results and the application of relative instruments to " playing of... " had supplied to conjugated knowledge of abilities and attitudes of children who englobaram its to know in the related expressions the values, religiosidade, aesthetic ethics and, hierarchy, power, sexuality and preconception, through the references and customs in the papers that had assumed during the carried through meeting. The human direction of the practised shares had been express for the attitudes related to the work, education, solidarity, care, fear, protection, health, feeding, shelter, family and confraternização. All these situations had been recorded, leaving filed an important document on the daily one of the infantile school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectPsicologia infantilpor
dc.subjectEducação lúdicapor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectJogospor
dc.subjectRecreaçãopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectBrincadeiraspor
dc.titleEducação lúdica: uma mediação ao processo de desenvolvimento infantilpor
dc.title.alternativePlayful education: a mediation to the process of infantile developmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEducação lúdica: uma mediação ao processo de desenvolvimento infantil, é um estudo sobre as teorias que atualmente têm desvendado e identificado as interações do processo educativo como princípio de mediação entre os sujeitos que se relacionam e trocam experiências, na infância, dando sentido humano às ações praticadas. A abordagem dos conceitos sobre brincar, brincadeira e jogo é visualizada como elementos de essencial fundamento para a organização dos projetos educacionais voltados à educação infantil. Os resultados obtidos e a aplicação de instrumentos relativos ao “brincar de...” forneceram conhecimentos conjugados de habilidades e atitudes de crianças que englobaram seus saberes nas expressões relacionadas a valores, religiosidade, ética e estética, hierarquia, poder, sexualidade e preconceito, através das referências e costumes nos papéis que assumiram durante os encontros realizados. O sentido humano das ações praticadas foi expresso pelas atitudes relacionadas ao trabalho, educação, solidariedade, cuidado, medo, proteção, saúde, alimentação, abrigo, família e confraternização. Todas estas situações foram gravadas, deixando arquivado um importante documento sobre o cotidiano da escola infantil.por
dc.contributor.advisor1Gil, João Pedro de Alcântara
dc.contributor.advisor1LattesXpor
dc.contributor.referee1Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.referee2Faria, Nedison
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9113029921599086por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International