Mostrar registro simples

dc.creatorBasso, Cintia Maria
dc.date.accessioned2022-11-01T13:34:55Z
dc.date.available2022-11-01T13:34:55Z
dc.date.issued2002-04-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26726
dc.description.abstractThis work investigates the reading and writing improvement of second grade children from Colégio Centenário – located in Santa Maria, RS, Brazil – using the new technologies (Internet). During the second semester of 2000, the researchers worked with that class developing activities and having to face a challenge: how to use the Internet for the improvement of reading and writing competences of literate children under the Project Work and Educational Action Research perspectives? The methodological conception adopted was the Educational Action Research linked to the Project Work what required a group of researchers so that we could plan and think about the developed actions. The theoretical support of this work comprises readings about the development theories by Piaget and Vygotsky, teachers training, first language acquisition, reading as meaning production, reading and writing as social practices, and the Internet as a mediator of acquisition and transmission of knowledge.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectTextopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectEscritapor
dc.titleA internet e a competência comunicativa na pós-alfabetizaçãopor
dc.title.alternativeThe Internet and the communicative competence in the post-literacyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO trabalho investiga o aprimoramento da competência de leitura e produção textual de crianças de uma 2ª série do ensino fundamental do Colégio Centenário - Escola de Ensino Fundamental e Médio, situado no município de Santa Maria, RS, empregando novas tecnologias (Internet). Durante o 2º semestre de 2000, trabalhou-se com esta turma desenvolvendo-se atividades e contemplando o desafio da pesquisa: como utilizar a Internet para o aprimoramento da competência de leitura e produção textual de crianças em fase de pós-alfabetização na perspectiva da Pedagogia de Projetos e da Investigação-Ação Educacional? A concepção metodológica adotada foi a Investigação-Ação Educacional aliada à Pedagogia de Projetos, para o que constituímos um grupo de investigadores a fim de planejarmos e refletirmos sobre as ações desenvolvidas. O caminho percorrido para a elaboração deste trabalho inspirou-se em leituras sobre as teorias do desenvolvimento piagetiana e vygotskyana, formação de professores, aquisição da língua materna, leitura como produção de significados, leitura e escrita como práticas sociais interligadas e a Internet como mediadora da aquisição e transmissão de conhecimentos.por
dc.contributor.advisor1Richter, Marcos Gustavo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1817640663872249por
dc.contributor.referee1Santiago, Anna Rosa Fontella
dc.contributor.referee2Faria, Nedison
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7337244431499112por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International