dc.creator | Basso, Cintia Maria | |
dc.date.accessioned | 2022-11-01T13:34:55Z | |
dc.date.available | 2022-11-01T13:34:55Z | |
dc.date.issued | 2002-04-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26726 | |
dc.description.abstract | This work investigates the reading and writing improvement of second
grade children from Colégio Centenário – located in Santa Maria, RS,
Brazil – using the new technologies (Internet). During the second semester
of 2000, the researchers worked with that class developing activities and
having to face a challenge: how to use the Internet for the improvement of
reading and writing competences of literate children under the Project
Work and Educational Action Research perspectives? The methodological
conception adopted was the Educational Action Research linked to the
Project Work what required a group of researchers so that we could plan
and think about the developed actions. The theoretical support of this work
comprises readings about the development theories by Piaget and
Vygotsky, teachers training, first language acquisition, reading as meaning
production, reading and writing as social practices, and the Internet as a
mediator of acquisition and transmission of knowledge. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Texto | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.title | A internet e a competência comunicativa na pós-alfabetização | por |
dc.title.alternative | The Internet and the communicative competence in the post-literacy | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O trabalho investiga o aprimoramento da competência de leitura e
produção textual de crianças de uma 2ª série do ensino fundamental do
Colégio Centenário - Escola de Ensino Fundamental e Médio, situado no
município de Santa Maria, RS, empregando novas tecnologias (Internet).
Durante o 2º semestre de 2000, trabalhou-se com esta turma
desenvolvendo-se atividades e contemplando o desafio da pesquisa:
como utilizar a Internet para o aprimoramento da competência de leitura e
produção textual de crianças em fase de pós-alfabetização na perspectiva
da Pedagogia de Projetos e da Investigação-Ação Educacional? A
concepção metodológica adotada foi a Investigação-Ação Educacional
aliada à Pedagogia de Projetos, para o que constituímos um grupo de
investigadores a fim de planejarmos e refletirmos sobre as ações
desenvolvidas. O caminho percorrido para a elaboração deste trabalho
inspirou-se em leituras sobre as teorias do desenvolvimento piagetiana e
vygotskyana, formação de professores, aquisição da língua materna,
leitura como produção de significados, leitura e escrita como práticas
sociais interligadas e a Internet como mediadora da aquisição e
transmissão de conhecimentos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Richter, Marcos Gustavo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1817640663872249 | por |
dc.contributor.referee1 | Santiago, Anna Rosa Fontella | |
dc.contributor.referee2 | Faria, Nedison | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7337244431499112 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |