A representação social de corpo pelos professores do curso de Fisioterapia da UFSM
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Data
2002-12-19Primeiro membro da banca
Quintana, Alberto Manuel
Segundo membro da banca
Gonçalves, Maria Augusta Salin
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas nas
Instituições e se integra no núcleo temático Produção e Conhecimento
em Educação Especial. Consiste em uma pesquisa de cunho
qualitativo de abordagem fenomenológica, cuja principal finalidade
foi aprender as concepções acerca do corpo vigentes em professores
do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM). A aproximação da realidade focada foi desenvolvida com
base na teoria das Representações Sociais. A técnica utilizada para a
obtenção dos dados foi a entrevista semi-estruturada. Os dados que
emergiram passaram pelo processo de análise de conteúdo. A
Representação de corpo pelos professores foi valorizada neste estudo
pois as práticas educativas que envolvem o corpo, na qual a
Fisioterapia está incluída, assentam-se a respeito das concepções sobre
o mesmo, sendo que estas regem a formação de alunos e,
posteriormente, as práticas profissionais na Fisioterapia. Constata-se,
com base nas representações emergidas, uma forte tendência de
mudança, por parte dos professores, de paradigmas mecanicistas para
uma visão mais holística da corporiedade humana. Percebe-se que o
modelo sistêmico que explicou e fundamentou as técnicas mecânicas
do corpo não são mais suficientes para a compreensão das práticas
sobre o corpo. Considerando-se todos os aspectos inferidos deste
estudo, espera-se que ele venha a contribuir, juntamente com outras
visões, com a ampliação de debates sobre um novo caminho nas
práticas educativas acerca do corpo e da corporeidade dos professores
de cursos de áreas da Saúde.
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