dc.creator | Albuquerque, Isabella Martins de | |
dc.date.accessioned | 2022-11-01T14:19:30Z | |
dc.date.available | 2022-11-01T14:19:30Z | |
dc.date.issued | 2002-12-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26728 | |
dc.description.abstract | This study is inserted in the research line Institutions Educative
Practices and it is intregrated in the thematic nucleus Production and
Knowledge in Special Education. It consists in a qualitative research of
phenomenological approach, whose main aim was to learn the
conceptions about the body present in professors of the Physiotherapy
Course of the Federal University of Santa Maria (UFSM). The
approximation of the focused reality was developed with basis in the
theory of Social Representations. The technique used for the attainment
of the data was the semi-structured interview. The data that emerged
went through the process of analysis of content. The Representation of
body by the professors was valorized in this study because the educative
practices that involve the body, in which the Physiotherapy is included,
are based on the conceptions about it, being the case that these
conceptions conduct the students’formation and, later the professional
practices in Physiotherapy. It is observed, based on the emerged
representations, a strong tendency for change, on part of the professors,
from mechanical paradigms to a more holistic view of human corporeity.
It is observed that the systemic model that explained and fundamented
the mechanical techniques of the body are no longer enough for the
understanding of the practices about the body. Considering all the
aspects inferred from this study, on hopes that it comes to contribute,
together with other views, with the spreading of the debates about a new
way in the educative practices about the body and corporeity used by
professors of courses of the health area. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pratica educativa | por |
dc.subject | Representações sociais | por |
dc.subject | Fisioterapia | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Corpo | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | A representação social de corpo pelos professores do curso de Fisioterapia da UFSM | por |
dc.title.alternative | The social representation of body by the professors of the Physiotherapy course of UFSM | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este estudo se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas nas
Instituições e se integra no núcleo temático Produção e Conhecimento
em Educação Especial. Consiste em uma pesquisa de cunho
qualitativo de abordagem fenomenológica, cuja principal finalidade
foi aprender as concepções acerca do corpo vigentes em professores
do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM). A aproximação da realidade focada foi desenvolvida com
base na teoria das Representações Sociais. A técnica utilizada para a
obtenção dos dados foi a entrevista semi-estruturada. Os dados que
emergiram passaram pelo processo de análise de conteúdo. A
Representação de corpo pelos professores foi valorizada neste estudo
pois as práticas educativas que envolvem o corpo, na qual a
Fisioterapia está incluída, assentam-se a respeito das concepções sobre
o mesmo, sendo que estas regem a formação de alunos e,
posteriormente, as práticas profissionais na Fisioterapia. Constata-se,
com base nas representações emergidas, uma forte tendência de
mudança, por parte dos professores, de paradigmas mecanicistas para
uma visão mais holística da corporiedade humana. Percebe-se que o
modelo sistêmico que explicou e fundamentou as técnicas mecânicas
do corpo não são mais suficientes para a compreensão das práticas
sobre o corpo. Considerando-se todos os aspectos inferidos deste
estudo, espera-se que ele venha a contribuir, juntamente com outras
visões, com a ampliação de debates sobre um novo caminho nas
práticas educativas acerca do corpo e da corporeidade dos professores
de cursos de áreas da Saúde. | por |
dc.contributor.advisor1 | Naujorks, Maria Inês | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2633349506600991 | por |
dc.contributor.referee1 | Quintana, Alberto Manuel | |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Maria Augusta Salin | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5579735303815692 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |