Mostrar registro simples

dc.creatorAlbuquerque, Isabella Martins de
dc.date.accessioned2022-11-01T14:19:30Z
dc.date.available2022-11-01T14:19:30Z
dc.date.issued2002-12-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26728
dc.description.abstractThis study is inserted in the research line Institutions Educative Practices and it is intregrated in the thematic nucleus Production and Knowledge in Special Education. It consists in a qualitative research of phenomenological approach, whose main aim was to learn the conceptions about the body present in professors of the Physiotherapy Course of the Federal University of Santa Maria (UFSM). The approximation of the focused reality was developed with basis in the theory of Social Representations. The technique used for the attainment of the data was the semi-structured interview. The data that emerged went through the process of analysis of content. The Representation of body by the professors was valorized in this study because the educative practices that involve the body, in which the Physiotherapy is included, are based on the conceptions about it, being the case that these conceptions conduct the students’formation and, later the professional practices in Physiotherapy. It is observed, based on the emerged representations, a strong tendency for change, on part of the professors, from mechanical paradigms to a more holistic view of human corporeity. It is observed that the systemic model that explained and fundamented the mechanical techniques of the body are no longer enough for the understanding of the practices about the body. Considering all the aspects inferred from this study, on hopes that it comes to contribute, together with other views, with the spreading of the debates about a new way in the educative practices about the body and corporeity used by professors of courses of the health area.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPratica educativapor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectFisioterapiapor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleA representação social de corpo pelos professores do curso de Fisioterapia da UFSMpor
dc.title.alternativeThe social representation of body by the professors of the Physiotherapy course of UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas nas Instituições e se integra no núcleo temático Produção e Conhecimento em Educação Especial. Consiste em uma pesquisa de cunho qualitativo de abordagem fenomenológica, cuja principal finalidade foi aprender as concepções acerca do corpo vigentes em professores do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A aproximação da realidade focada foi desenvolvida com base na teoria das Representações Sociais. A técnica utilizada para a obtenção dos dados foi a entrevista semi-estruturada. Os dados que emergiram passaram pelo processo de análise de conteúdo. A Representação de corpo pelos professores foi valorizada neste estudo pois as práticas educativas que envolvem o corpo, na qual a Fisioterapia está incluída, assentam-se a respeito das concepções sobre o mesmo, sendo que estas regem a formação de alunos e, posteriormente, as práticas profissionais na Fisioterapia. Constata-se, com base nas representações emergidas, uma forte tendência de mudança, por parte dos professores, de paradigmas mecanicistas para uma visão mais holística da corporiedade humana. Percebe-se que o modelo sistêmico que explicou e fundamentou as técnicas mecânicas do corpo não são mais suficientes para a compreensão das práticas sobre o corpo. Considerando-se todos os aspectos inferidos deste estudo, espera-se que ele venha a contribuir, juntamente com outras visões, com a ampliação de debates sobre um novo caminho nas práticas educativas acerca do corpo e da corporeidade dos professores de cursos de áreas da Saúde.por
dc.contributor.advisor1Naujorks, Maria Inês
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633349506600991por
dc.contributor.referee1Quintana, Alberto Manuel
dc.contributor.referee2Gonçalves, Maria Augusta Salin
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5579735303815692por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International