Memórias e saberes nas narrativas de ex-seminaristas da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (1970-1980)
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Data
2002-06-11Primeiro membro da banca
Gregory, Valdir
Segundo membro da banca
Weber, Beatriz Teixeira
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Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta os estudos realizados sobre as práticas educativas
desenvolvidas nos seminários menores da Congregação dos Padres do Sagrado
Coração de Jesus, localizados nos municípios de Criciumal (RS), Corupá (SC) e
Curitiba (PR). O seminário se constituiu, na década de setenta, num espaço
pedagógico importante para a formação de meninos cristãos. Verificou-se, porém
que no decorrer do processo de formação muitos jovens evadiram do seminário
buscando um espaço na sociedade leiga. Investigou-se , a partir das histórias de
vida de um grupo de seis ex-seminaristas, naturais do município de Tucunduva
(RS), de que modo os meios formais idealizados para a formação de sacerdotes
religiosos contribuíram na construção de sujeitos leigos, masculinos e cristãos. A
metodologia utilizada foi a História oral, modalidade histórias de vida, na intenção
de refazer uma trajetória de formação particular e conhecer o contexto
educacional que absorveu essa parcela de jovens numa determinada época e lugar
produzindo saberes que lhes possibilitaram espaços possíveis de ação na
sociedade leiga onde estão inseridos hoje. O enfoque foi direcionado à perspectiva
de gênero de Joan Scott com o intuito de verificar e compreender a modalidade
particular de escolarização e formação de uma masculinidade singular,
construída naquele contexto. O aporte teórico que deu sustentação às categorias de
análise foi Michel Foucault, cujas obras possibilitaram a compreensão das
práticas educativas disciplinares que incidiram sobre os corpos e as mentes
constituindo-os em sujeitos leigos e cristãos. Os colaboradores foram
entrevistados individualmente, com questões semi-estruturadas afim de buscar
em suas falas os elementos necessários para este estudo. Destacam-se, nas falas
dos colaboradores, a influência do seminário no crescimento humano que se
expressa na vivência dos valores humanitários, na disciplina em todos os sentidos,
na facilidade de comunicação e convivência com os demais, nas habilidades para
trabalhar em equipe, no respeito às diferenças, na capacidade de tomar decisões,
nas habilidades para liderar grupos e na fidelidade aos princípios cristãos. O
trabalho está dividido em cinco capítulos tratando respectivamente de : A História
Oral; O Contexto Histórico e Sócio-cultural do município de Tucunduva e das
famílias dos ex-seminaristas; A Congregação dos Padres do S.C.J.; A
contextualização teórica do tema; e os saberes inerentes à formação do
seminarista.
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