A construção do feminino nos romances A república dos sonhos e Vozes do deserto, de Nélida Piñon
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Data
2022-08-21Primeiro membro da banca
Guimarães, Rafael Eisinger
Segundo membro da banca
Oliveira, Amanda Laís Jacobsen de
Terceiro membro da banca
Niederauer, Silvia Helena Pinto
Quarto membro da banca
Carvalho, Sueleny Ribeiro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa é parte de uma caminhada iniciada ainda lá no seio familiar, onde
descobri as primeiras manifestações feministas, e delineada no decorrer da minha
trajetória acadêmica. Os questionamentos e concepções a respeito das
representações sociais do feminino foram alterando-se ao longo desses anos, mas
algumas inquietações persistiram. Algumas delas norteiam o desenvolvimento desta
tese: que representações femininas povoam os romances A república dos sonhos
(1984) e Vozes do deserto (2004), de Nélida Piñon? De que forma elas são
construídas, e como desacomodam o leitor, instigando-o a repensar as formas de
organização social? A partir desses questionamentos, discuto e analiso a escrita de
uma mulher sobre personagens mulheres, em cruzamento com os modos de pensar
que circulam acerca do feminino em nossa sociedade. No intuito de contribuir com o
campo dos estudos de gênero na literatura, apresento possibilidades de leitura do
literário, mediante o escrutínio das experiências e subjetividades femininas
construídas nesse universo. Em um primeiro momento, apresento uma síntese da vida
e obra da escritora Nélida Piñon, demarcando seu espaço no sistema literário
brasileiro. Uma vez que parto de uma leitura feminina feminista das narrativas
analisadas, busquei subsídios na revisão da cosmovisão tradicional do feminino por
meio do resgate das considerações de Simone de Beauvoir em O segundo sexo, de
Shulamith Firestone em A dialética do sexo, e de Thomas Walter Laqueur em
Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Faço também uma breve
revisão das principais manifestações do feminismo, seus desdobramentos e
contribuição aos diversos âmbitos sociais, principalmente no cenário literário. Além
disso, reflito sobre as questões relacionadas à autoria feminina e à constituição do
cânone. Penso essas perspectivas a partir das reflexões de Donna Haraway, Teresa
de Lauretis, Judith Butler, Joan Scott, Elaine Showalter e Rita Terezinha Schmidt,
entre outras. Na segunda parte da tese, busco compreender como a autora constrói
diferentes representações femininas nos romances A república dos sonhos (1984) e
Vozes do deserto (2004). Em cada uma das narrativas, busco investigar e
compreender as relações de gênero, as práticas sociais e os discursos que interferem
na construção das personagens. Por último, busco apresentar um entrecruzamento
entre as narrativas, expondo a maneira como Nélida Piñon articula diferentes modos
de subjetivação do feminino em cada enredo, procurando investigar os movimentos
de aproximação e deslocamentos dos modelos comportamentais cristalizados pela
sociedade.
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