Um estudo de indicadores da representação social de um grupo de professores frente ao processo de inclusão escolar
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Data
2002-05Primeiro membro da banca
Amaral, Lígia
Segundo membro da banca
Baptista, Claudio Roberto
Metadata
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A pesquisa busca identificar indicadores da Representação Social de um
grupo de doze professores, distribuídos em três escolas diferentes, na cidade
de Santa Maria/RS, em 2001.
O referencial teórico remonta a história da Educação Especial, busca
definir Deficiência e Handicap, Integração e Inclusão e elementos da Teoria
da Representação Social. O método utilizado é a entrevista semi-estruturada.
O material colhido foi organizado em categorias e indicadores para sua análise
posterior. As categorias e seus indicadores são: a) Sentimentos: medo, pena,
alívio, superproteção; b) Deficiência: Diagnóstico, Associações Imaginárias,
Futuro dos alunos; c) Inclusão: Vivências anteriores, Classe especial, Inclusão
parcial, Dificuldades;
A conclusão aponta para a construção subjetiva desse grupo, suas
dificuldades e indicações para uma possível abordagem junto ao grupo para o
processo de inclusão escolar.
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