Mostrar registro simples

dc.creatorBridi Filho, César Augusto Nunes
dc.date.accessioned2022-11-08T13:59:17Z
dc.date.available2022-11-08T13:59:17Z
dc.date.issued2002-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26793
dc.description.abstractThe research search to identify indicators of the Social Representation of a group of twelve teachers, distributed in three different schools, in Santa Maria/RS's city, in 2001. The theoretical referencial repairs the history of the Special Education, it looks for to define Deficiency and handicap, Integration and Inclusion and elements of the Theory of the Social Representation. The used method is glimpsed semi-structured. The picked material was organized in categories and indicators for its posterior analysis. The categories and its indicators are: a) Feelings: fear, grieves, relief, overproteccion; b) Deficiency: diagnosis, imaginary associations, the students' future; c) Inclusion: Previous existences, special Class, partial Inclusion, difficulties; The conclusion points close to for the subjective construction of that group, its difficulties and indications for a possible approach the group for the process of school inclusion.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectSocial representationeng
dc.titleUm estudo de indicadores da representação social de um grupo de professores frente ao processo de inclusão escolarpor
dc.title.alternativeA study on indicators of the social representation of teachers front to the process of school inclusioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA pesquisa busca identificar indicadores da Representação Social de um grupo de doze professores, distribuídos em três escolas diferentes, na cidade de Santa Maria/RS, em 2001. O referencial teórico remonta a história da Educação Especial, busca definir Deficiência e Handicap, Integração e Inclusão e elementos da Teoria da Representação Social. O método utilizado é a entrevista semi-estruturada. O material colhido foi organizado em categorias e indicadores para sua análise posterior. As categorias e seus indicadores são: a) Sentimentos: medo, pena, alívio, superproteção; b) Deficiência: Diagnóstico, Associações Imaginárias, Futuro dos alunos; c) Inclusão: Vivências anteriores, Classe especial, Inclusão parcial, Dificuldades; A conclusão aponta para a construção subjetiva desse grupo, suas dificuldades e indicações para uma possível abordagem junto ao grupo para o processo de inclusão escolar.por
dc.contributor.advisor1Naujorks, Maria Inês
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633349506600991por
dc.contributor.referee1Amaral, Lígia
dc.contributor.referee2Baptista, Claudio Roberto
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1052775141973130por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International