Mostrar registro simples

dc.creatorBressan, Mariléia
dc.date.accessioned2022-11-09T12:46:04Z
dc.date.available2022-11-09T12:46:04Z
dc.date.issued2002
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26810
dc.description.abstractThe present work search to whose title comes as Encounters and Charms: The future Educator and the formation on the concept of visual arts locates itself in the line of research about the formation of the teachers and search unmask how happens the process of formation about the concept of visual arts for futures educators, considering the superior psychological processes, the procimal’s development. Area and the mediation process exercised by professor/Researcher. The thematic, appeared starting from previous researches, which verified the qualified professionals’ shortage in de free courses in Arts, acting in initial series, and in the educator’s configuration as responsible to meditate and to access in his/her work, the plurality of themes and necessary knowledge areas to the Human being. The full investigation happened in the seventh semester of the course of pedagogy ot the Integrated Regional University of high Uruguai and Mission Campus I Frederico Westphalen – RS, in the subject of Methodology and Basic Contents of the Educação Artística (Arts). The research configures itself in qualitative stamps and it uses study of case ethnography as a form of constituting the reflections about the theme. The instruments listed form the collection of the data are the questionnaire, the participant observation and the diaries of comp. The investigation categories of the formation of the concepts described starting from the writings by lev semenovich Vygotsky. The verification built starting from the accomplished studies, go toward the statement that, through the sceneries of activities drifted, proposed and executed with the group of subjects about the research, the group of subjects about the research, the same ones had enlarged their concepts and initial conceptions about the Visual Arts which converges for a future pedagogic practice that contemplates the same in a conscious and optimistic way in the education, more specifically in the initial series.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectPedagogospor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectCulturapor
dc.titleEncontros e encantos: o futuro pedagogo e a formação do conceito de artes visuaispor
dc.title.alternativeEncounters and charms: the future pedagogue and the formation of the concept visual artseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa, cujo título se apresenta como: Encontros e Encantos: O Futuro Pedagogo e a Formação do Conceito de Artes Visuais situa-se na linha de pesquisa de formação de professores e busca desvendar como se dá o processo de formação do conceito de artes visuais por futuros pedagogos, considerando os processos psicológicos superiores, a Zona de Desenvolvimento Proximal e o processo de mediação exercido pelo professor/Pesquisador. A temática surgiu a partir de pesquisas anteriores, que constataram a escassez de profissionais habilitados em cursos de licenciatura em Artes atuando em séries iniciais e na configuração do pedagogo como responsável por contemplar e acessar em seu trabalho a pluralidade de temáticas e áreas de conhecimento necessárias ao pleno desenvolvimento do ser humano. A investigação aconteceu no sétimo semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões-Campus de Frederico Westphalen-RS, na disciplina de Metodologia e Conteúdos Básicos da Educação Artística. A pesquisa configura-se de cunho qualitativo e utiliza o estudo de caso etnográfico como forma de constituir as reflexões acerca do tema. Os instrumentos elencados para a coleta dos dados são o questionário, a observação participante e os diários de campo. As categorias de investigação que contribuem para a análise dos dados são a formação do pedagogo e a formação dos conceitos descritos a partir dos escritos de Lev Semenovich Vygotsky. As constatações construídas a partir dos estudos realizados, convergem para a afirmação de que, através dos cenários de atividades planejados, propostos e efetivados com o grupo de sujeitos da pesquisa, os mesmos tiveram ampliados os seus conceitos e concepções iniciais sobre as Artes Visuais o que converge para uma futura prática pedagógica que contemple a mesma de forma consciente e otimizadora na educação, mais especificamente nas série iniciais.por
dc.contributor.advisor1Corrêa, Ayrton Dutra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1453972851556614por
dc.contributor.referee1Nunes, Ana Luiza Ruschel
dc.contributor.referee2Rossi, Maria Helena Wagner
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1086477656781954por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International