O processo de ensino e aprendizado do desenho com dois adolescentes
Fecha
2002-12-02Primeiro membro da banca
Rossi, Maria Helena Wagner
Segundo membro da banca
Oliveira, Marilda Oliveira de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação que se insere na linha de pesquisa do Núcleo Temático
Educação e Arte, do Programa de Pó-Graduação do Centro de Educação da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetiva contribuir para o
entendimento do processo de ensino do desenho a partir da minha experiência
enquanto professora de desenho de dois alunos adolescentes. Mais
especificamente, se quer conhecer as concepções de desenho que eles
apresentam; quais as mudanças gráficas que ocorreram a partir das aulas e
como elas ocorreram; qual a compreensão estética desenvolvida pelos alunos
através dos conteúdos trabalhados; e como se configura o papel mediador do
professor neste processo de ensino aprendizagem. Inicialmente apresento os
pressupostos teóricos da pesquisa como: o histórico do ensino do desenho no
Brasil, a conceituação de desenho, a questão do porque ensinar a desenhar,
os pressupostos do desenvolvimento estético, a percepção, a intencionalidade
e interpretação no desenho, a questão da cópia, bem como a mediação neste
processo de ensino-aprendizagem. Para cumprir com o objetivo deste estudo,
num segundo momento, apresento a pesquisa, bem como a trajetória do
processo de desenvolvimento gráfico destes alunos adolescentes.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: