Gestão administrativa de secretarias integradas de cursos de graduação na UFSM: uma perspectiva de modernização e inovação
Fecha
2022-03-11Primeiro membro da banca
Righes, Antônio Carlos Minussi
Segundo membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação de mestrado profissional está vinculada a linha de pesquisa de
Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior (LP1), do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Centro de Educação, da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e se relaciona aos estudos do Grupo
de Pesquisa Gestar/CNPq. Tem por objetivo geral compreender os desafios e as
possibilidades à modernização e inovação da gestão administrativa de secretarias
integradas de cursos de graduação na UFSM, assim como experiências e
possibilidades que podem contribuir para sua qualificação. E por objetivos específicos
prioriza: i) identificar os pressupostos que fundamentam a gestão administrativa
universitária; ii) identificar as possibilidades de modernização e inovação quanto as
políticas das gestão administrativa universitária; iii) reconhecer concepções e
indicadores de qualidade na Educação Superior em sua relação com os pressupostos
que fundamentam a gestão universitária; iv) conhecer os formatos de gestão
administrativa de cursos de graduação da UFSM em suas estruturas, desafios e
possibilidades de qualificação; v) construir parâmetros para qualificação da gestão
administrativa de secretarias integradas de cursos de graduação da UFSM. Está
fundamentada numa pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudos comparados
das secretarias de cursos de graduação da UFSM, utilizando da pesquisa documental
e questionário on-line aplicado à servidores livres e esclarecidos vinculados às
secretarias e cursos de graduação. Os resultados apontam para incertezas sobre o
funcionamento das novas estruturas administrativas, bem como ao entendimento da
importância de definição conjunta acerca das rotinas para a qualificação do trabalho
compartilhado. Como produtos desta pesquisa, foram elaborados parâmetros de
qualidade e, também, uma sugestão de Minuta de Instrução Normativa para
secretarias integradas de graduação da UFSM, tendo em vista seus fundamentos e
aspectos de organização, recursos, competências e atribuições, entre outros. Como
síntese dos resultados, identificamos que a comunidade acadêmica, percebe e
entende a necessidade de rearticulação e de modernização e inovação no contexto
das secretarias de cursos de graduação, porém os envolvidos nesta proposição ainda
não têm clareza de como estas inovações poderão se concretizar ou como serão
organizadas as atividades administrativas efetivamente integradas e separadas dos
aspectos pedagógicos dos cursos de graduação. Concluímos que não basta reunir
cursos num único espaço físico com recursos conjuntos, pois o diferencial está
justamente na capacidade de [re]articulação do trabalho que precisa se constituir
compartilhado e colaborativo, numa perspectiva de gestão democrático-participativa.
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