dc.creator | Lima Junior, Agnaldo Mesquita de | |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T17:50:34Z | |
dc.date.available | 2022-11-17T17:50:34Z | |
dc.date.issued | 2022-08-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26983 | |
dc.description.abstract | The present Doctoral thesis in Education was developed together with the Graduate
Program in Education at the Federal University of Santa Maria (PPGE/UFSM), in the
Research Line Teaching, Knowledge and Professional Training (LP1). The central
proposition sought to understand how the students of the Licentiate in Letters course,
who did not have the teaching profession in their initial horizon of future, built their
paths to teaching. Due to the characteristics of the theme, the research followed a
qualitative approach, approaching the procedure proper to research-training, based on
the precepts of (auto)biographical research (JOSSO, 20041 2010), using the
narratives as a guideline for the dialogue between researcher and research co-authors.
Seeking to reach the proposed objective, we carried out a state-of-the-art study in the
Thesis Catalog (CTD) of the Higher Education Personnel Improvement Commission
(CAPES) seeking a better understanding of the concept of teacher self(trans)training,
from of surveys carried out in the period 2013-2019. Subsequently, we carried out a
bibliographic survey with the purpose of theoretically densifying and contextualizing
the project, using mainly the ideas of Paulo Freire (1979, 1981, 1987, 1989, 1991,
1995, 1996, 2000, 2001, 2013a, 2013b) and Ernani Maria Fiori (1991). Subsequently,
we used bibliographic and documental research aiming at a greater setting and sociohistorical and institutional contextualization with the concrete context of the research.
Next, we built an initial approach through a structured questionnaire sent via google
docs and selected 06 (six) subjects to be co-authors in the research. From the selection
of co-authors, we built a semi-structured narrative interview script, aiming to guide the
dialogues to be developed with the co-authors. The dialogues were recorded and later
transcribed, with the consent of the co-authors. In the end, we defend the following
thesis: The process of initial teacher self (trans)formation is developed considering the
construction of personal and educational experiences that gradually motivate the
choice of teaching as a viable and pleasant path for a professional future. This process
develops from childhood and crosses the different moments and different instances of
the subjects' lives, mobilizing their choices and building their professional identity. In
teaching literature, the relationship with reading and with professors in this area who
marked the trajectory of the subjects, gain a special contour in the subjectivity of the
subjects. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Docência em Letras | por |
dc.subject | Auto(trans)formação | por |
dc.subject | Pesquisa (auto)biográfica | por |
dc.subject | Teaching in Letters | eng |
dc.subject | Self (trans) training | eng |
dc.subject | (Auto)biographical research | eng |
dc.title | Que experiências motivam a escolha da docência durante a formação inicial? Percursos de auto(trans) formação docente em Letras | por |
dc.title.alternative | What experiences motivate the choice of teaching during the initial training? Auto (trans) pathways teaching training in Letters | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A presente tese de Doutorado em Educação foi desenvolvida junto ao Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria
(PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa Docência, Saberes e formação profissional
(LP1). A proposição central buscou compreender como os alunos do curso de
licenciatura em letras, que não tinham a profissão docente em seu horizonte de futuro
inicial, construíram seus percursos até à docência. Devido às características o tema,
a pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, aproximando-se do procedimento próprio
à pesquisa-formação, a partir dos preceitos da pesquisa (auto)biográfica (JOSSO,
20041 2010), utilizando as narrativas como fio condutor do diálogo entre pesquisador
e coautores da pesquisa. Buscando o alcance do objetivo proposto, realizamos um
estudo do tipo estado da arte no Catálogo de Teses (CTD) da Comissão de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) buscando uma melhor
compreensão do conceito de auto(trans)formação docente, a partir de pesquisas
realizadas no período 2013-2019. Posteriormente, realizamos levantamento
bibliográfico com a finalidade de adensar e contextualizar teoricamente o projeto,
utilizando principalmente as ideias de Paulo Freire (1979, 1981, 1987, 1989, 1991,
1995, 1996, 2000, 2001, 2013a, 2013b) e Ernani Maria Fiori (1991). Posteriormente,
utilizamos de pesquisas bibliográficas e documentais visando uma maior ambientação
e contextualização sócio-histórica e institucional com o contexto concreto de
realização da pesquisa. Na sequência, construímos uma aproximação inicial através
de um questionário estruturado enviado via google docs e selecionamos 06 (seis)
sujeitos para serem coautores na pesquisa. A partir da seleção dos coautores,
construímos um roteiro de entrevista narrativa semiestruturado, visando orientar os
diálogos a serem desenvolvidos com os coautores. Os diálogos es foram gravados e,
posteriormente, transcritos, com o consentimento dos coautores. Ao fim, defendemos
a seguinte tese: O processo de auto(trans)formação inicial docente se desenvolve
considerando a construção de experiências pessoais e educativas que
paulatinamente motivam à escolha da docência como caminho viável e prazeroso de
futuro profissional. Este processo se desenvolve a partir da infância e atravessa os
diferentes momentos e as diversas instâncias das vidas dos sujeitos mobilizando suas
escolhas e construindo sua identidade profissional. Na docência em letras, a relação
com a leitura e com docentes desta área que marcaram a trajetória dos sujeitos,
ganham contorno especial na subjetividade dos sujeitos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Kronbauer, Luiz Gilberto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9231065813001096 | por |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Ana Cristina da Silva | |
dc.contributor.referee2 | Henz, Celso Ilgo | |
dc.contributor.referee3 | Kist, Liane Batistela | |
dc.contributor.referee4 | Oliveira, Valeska Maria Fortes de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4013378638360585 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |