Navegação Dissertação de Mestrado por título
Itens para a visualização no momento 1041-1060 of 13697
-
Aprendizagem do conceito função afim por estudantes do Ensino Médio: possibilidades da organização do ensino
(2023-11-14)Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem como problema: no que se refere à organização do ensino de ... -
Aprendizagem do relevo terrestre por parte de educandos com deficiência visual
(2017-03-03)No contexto atual brasileiro a educação inclusiva é um importante recurso para se atingir uma sociedade verdadeiramente democrática e mais justa, porquanto estende a todos os cidadãos, independente de suas especificidades, ... -
A aprendizagem docente de educação física com a educação infantil em escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Santa Maria – RS
(2022-11-28)Esta pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Estudos Teórico-Pedagógicos da Educação Física do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Nesta investigação o objetivo ... -
Aprendizagem docente de professores alfabetizadores de aprendizes surdos
(2011-10-27)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A partir de fios teóricos que contemplam ... -
Aprendizagem docente em contextos emergentes: professores iniciantes no Centro de Ciências da Saúde
(2023-02-09)Este estudo dissertativo vincula-se a linha de pesquisa LP2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional do Mestrado profissional da Universidade Federal de Santa ... -
Aprendizagem docente em tempos de pandemia: a produção de práticas pedagógicas em educação especial
(2022-12-15)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença. Vincula-se às investigações produzidas no Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre ... -
Aprendizagem docente na educação infantil: ensinar e aprender em turmas multi-idades
(2017-12-15)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Teve como objetivo geral ... -
Aprendizagem docente no contexto da alfabetização: movimentos formativos de professoras a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão
(2012-01-04)Esse estudo está inserido na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Tivemos como objetivo deste estudo compreender ... -
Aprendizagem docente no ensino superior: desafios e enfrentamentos no trabalho pedagógico do professor iniciante
(2016-08-30)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo foi compreender ... -
Aprendizagem docente: desenvolvimento profissional de professores de classes rurais multisseriadas
(2010-03-17)Esta pesquisa insere-se na Linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional , do Programa de Pós-Graduação em Educação desta Universidade. Neste estudo discutimos a temática da aprendizagem da docência, ... -
Aprendizagem docente: o conhecimento compartilhado sobre inclusão e a formação continuada no ensino fundamental
(2013-06-25)Esta pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O estudo tem como foco compreender como ... -
Aprendizagem e pandemia: análise das políticas de avaliação implementadas no estado do Rio Grande do Sul
(2023-11-07)Este estudo vincula-se ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, e ao Grupo de ... -
Aprendizagem e representações sociais: pensando a escolarização de alunos com transtornos globais do desenvolvimento
(2006-06-20)Esta pesquisa nasceu do interesse em refletir sobre como a aprendizagem está sendo concebida na escola. Porém, trato de aprendizagem de um grupo específico: alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento (autistas e ... -
Aprendizagem empreendedora diante do insucesso empresarial: uma perspectiva de empreendedores brasileiros e uruguaios que vivenciaram o fracasso empresarial
(2015-07-15)A dinâmica das mudanças em todos os níveis exige, cada vez mais, revisão e renovação, especialmente, de conhecimento, o que torna a aprendizagem um fator relevante para os indivíduos, e para a sociedade como um todo. Estes ... -
Aprendizagem organizacional como ferramenta de competitividade da empresa Irmãos Seibert & Cia Ltda.
(2006-05-22)O objetivo desta dissertação foi investigar como os fatores inerentes à aprendizagem organizacional, expostos no modelo da quinta disciplina de Peter M. Senge, foram adotados na empresa Irmãos Seibert & Cia. Ltda. Esta ... -
Aprendizagem organizacional e justiça organizacional: perspectivas desta relação
(2023-09-22)As organizações têm vivido um cenário de intensas mudanças e a aprendizagem organizacional surge como um fator chave que tem merecido o interesse da comunidade acadêmica por auxiliar na competitividade e desempenho das ... -
Aprendizagem organizacional, estrutura organizacional e estilo de liderança: o caso de uma empresa ganhadora do Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ
(2016-03-31)Este estudo foi desenvolvido com o propósito de analisar a influência da Estrutura Organizacional e do estilo de liderança no Aprendizagem Organizacional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, de ... -
Aprendizagem significativa de grandezas e medidas: aspectos da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa na ZDP
(2024-03-18)Esta pesquisa está embasada teoricamente na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que tem como princípio considerar, no processo de ensino e aprendizagem, os conhecimentos prévios que o estudante já possui em ... -
Aprendizagem significativa de monômios: um olhar no contexto da educação bilingue de surdos
(2019-12-12)Nesta pesquisa desenvolvi uma análise relacionando a Teoria da Aprendizagem Sig-nificativa (TAS), com o objeto de investigação das práticas pedagógicas aplicadas nas aulas de matemática, ministradas em Libras (Língua ... -
Aprendizagem sobre aprendizagem no âmbito das ONGs agroecológicas: o caso do CETAP
(2016-08-23)No final da década de 1970 e durante toda a década de 1980 se reorganizam os movimentos populares, trazendo à tona a necessidade de se repensar o modelo agrícola e apresentar soluções para a crise da agricultura industrial. ...