Aprendizagem e pandemia: análise das políticas de avaliação implementadas no estado do Rio Grande do Sul
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Data
2023-11-07Primeiro membro da banca
Nogueira, Vanessa dos Santos
Segundo membro da banca
Leão, Débora Ortiz de
Metadata
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Este estudo vincula-se ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, e ao Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade (INTERFACES/CNPq). Busca compreender o movimento constitutivo das políticas implementadas pelo governo do estado do Rio Grande do Sul para avaliar o desempenho dos estudantes do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, no retorno das aulas pós-pandemia. Como referencial, apresenta os marcos teóricos e legais das políticas de avaliação promovidas no estado e traz elementos importantes para o debate sobre a aprendizagem dos estudantes pós-pandemia. O estudo possui abordagem qualitativa e é um estudo de caso. Para análise das políticas de avaliação implementadas em nível federal e estadual, foi imprescindível uma pesquisa documental. Para os instrumentos da pesquisa optou-se por: entrevistas semiestruturadas; observação e diário de bordo. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, de onde emergiram as seguintes categorias: As ações do governo gaúcho para avaliar os estudantes pós-pandemia sob o prisma das educadoras, onde se destaca a importância de conhecer as políticas públicas que balizam as avaliações promovidas pelo governo do estado no retorno à presencialidade, bem como, apresenta o conhecimento e as percepções das educadoras em relação às políticas ali promovidas; Contexto escolar pós-pandêmico e estratégias para o ensino aprendizagem alinhadas à BNCC, que apresenta o cenário escolar pós-pandemia, as dificuldades enfrentadas e procura identificar as estratégias para desenvolver um processo de aprendizagem das crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, alinhado às habilidades e competências previstas na BNCC; e Perspectivas da Agenda 2030 e ODS 4: desafios das educadoras, em que se busca elucidar como as políticas públicas propostas pelo governo se alinham com o ODS 4, da Agenda 2030, no que diz respeito à garantia equitativa e de qualidade de aprendizagem a todos. O produto da pesquisa foi um Ateliê de Aprendizagem em uma escola estadual para oportunizar aos estudantes um espaço de ressignificação dos saberes que deixaram de ser desenvolvidos durante a pandemia. Conclui-se que há um distanciamento entre docentes e governo estadual em relação às dificuldades apresentadas pelos estudantes pós-pandemia e, assim, faltam processos de formação continuada para estreitar esses laços e juntos construírem uma educação mais inclusiva, eficiente e de qualidade. O estabelecimento deste diálogo tornaria possível o desenvolvimento de ações em prol do estudante, rumo ao cumprimento das intenções do ODS 4, referente às metas para a Educação.
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