Ambiências bioecológicas sustentáveis na práxis pedagógica (auto)formativa do professor do CEI casa da criança
Visualizar/ Abrir
Data
2022-10-26Primeiro membro da banca
Marquezan, Lorena Ines Petrini
Segundo membro da banca
Avinio, Carina de Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa 2, Gestão Pedagógica e contextos educativos,
do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Programa de PósGraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa
Maria. Traz como tema “as Ambiências Bioecológicas Sustentáveis como práxis pedagógica
(auto)formativa dos professores do CEI Casa da Criança”. As diversas ambiências de uma
escola permitem que se construam relações através das experiências e da diversidade de cultura,
a qual revela-se no contexto plural de uma instituição educativa, sendo experimentadas,
observadas e registradas. É na escuta e na interação que os sujeitos realizam as mais incríveis
transformações, às quais sugerem grandes aprendizados. Como problemática, nos orientamos
pela seguinte questão: De que modo se configura uma proposta de formação continuada por
meio de um Grupo Investigativo-Formativo que contemple as ambiências bioecológicas
sustentáveis e (auto) formativas articuladas na proposta do CEI Casa da Criança e nas demandas
emergentes do cotidiano? Como Objetivo geral da pesquisa, buscamos sistematizar as
demandas emergentes do cotidiano da CEI Casa da Criança para os estudos no campo da (auto)
formação docente e das ambiências bioecológicas sustentáveis e propor a construção de um
Grupo Investigativo Formativo como proposta de formação continuada. A pesquisa caracterizase como estudo qualitativo, seguindo a perspectiva de investigação-formação, tendo como
modelo de estudo Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner
e o Conceito de Ambiência Bioecológica Sustentável, de Maciel e Avinio (2019). Esta
Dissertação qualificou os processos vivenciados pelo grupo de professores do CEI Casa da
Criança em seu contexto, tempos e espaços, como mostram os resultados, em imagens e texto.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: