Elementos indicadores da criticidade no ensino de matemática: uma investigação em oficinas de formação inicial e continuada de professores
View/ Open
Date
2022-09-23Primeiro coorientador
Mathias, Carmen Viera
Primeiro membro da banca
Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Segundo membro da banca
Garcia, Isabel Krey
Terceiro membro da banca
Ferrão, Naima Soltau
Quarto membro da banca
Tibulo, Vaneza De Carli
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa de doutorado descreve o caminho delineado para elaborar uma proposta de
investigação que envolve a formação inicial e continuada de professores de Matemática que
participam do Programa Residência Pedagógica (PRP) na UFSM, entre os anos de 2020 e 2021.
Parte-se do pressuposto que a capacidade crítica e reflexiva do professor baseia-se em torno de
sua própria prática e é uma competência adquirida de forma dinâmica, e construída a partir de
avanços e/ou retrocessos em torno de suas percepções iniciais. Como referenciais teóricos
utilizamos a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, amparada pela Educação
Matemática Crítica como Filosofia para permear os processos do ensino e da aprendizagem.
Com base nesses pressupostos, apresenta-se como objetivo geral: investigar elementos
indicadores de criticidade nas percepções dos professores em formação inicial e continuada nas
oficinas do PRP-Matemática da UFSM, em 2020. Para tanto, trata-se de uma pesquisa
exploratória e adota métodos mistos, e uma abordagem qualitativa e descritiva para interpretar
os dados coletados. Na presente pesquisa, desenvolvemos três fases principais: 1) seleção dos
dados bibliográficos; 2) coleta de dados documentais por meio de oficinas e entrevistas e 3)
análise dos dados coletados. Desse modo, logo após a revisão de literatura, foram criados três
possíveis indicadores de criticidade para orientar as práticas no ensino de matemática na
perspectiva crítica: IC – 1: entender sobre os processos de ensino e aprendizagem; IC – 2:
conceber o aluno como agente ativo no centro do ensino e da aprendizagem; IC – 3:
compreender a caracterização do profissional docente e seu desenvolvimento profissional. Após
selecionados os dados, a análise dos indicadores foi realizada utilizando a Análise de Conteúdo
(BARDIN, 2011), mediante o discurso apresentado pelos participantes, nas produções
colaborativas durante a formação. Os indicadores de criticidade apresentaram alguns aspectos
convergentes entre a formação de professores e a teoria da aprendizagem significativa crítica,
tais como aprendizagem significativa, conhecimentos prévios e compartilhamento de
conhecimentos. Conforme as percepções identificadas, os resultados indicam que não há
criticidade no ensino de Matemática, a partir do caso estudado, quando professores não se
identificam como profissionais docentes e quando não conseguem definir ensino e
aprendizagem. Isto implica em não identificar o aluno como agente importante no centro do
processo de ensino, visto que para que a promoção de uma aprendizagem significativa critica
aconteça, é necessário considerar os conhecimentos prévios do aluno e dar a ele lugar ativo
nesse processo.
The following license files are associated with this item: