A voz do professor: instrumento de trabalho ou problema no trabalho?
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Date
2003-12-09Primeiro membro da banca
Cielo, Carla Aparecida
Segundo membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Terceiro membro da banca
Grabauska, Claiton Jose
Metadata
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O objeto de estudo desta pesquisa foi investigar os conhecimentos e as
relações que os professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do EF, da rede
Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, estabelecem acerca do uso da voz
enquanto instrumento mediador das suas relações e práticas pedagógicas. Esta
pesquisa foi desenvolvida com cento e três professores que responderam ao
Protocolo sobre a Voz Profissional dos Professores (Anexo A), contendo questões
objetivas e descritivas. Foram investigadas as características do ambiente de
trabalho e da voz desses professores, procurando-se conhecer os usos e cuidados
dispensados por eles à sua voz no exercício da profissão de professor. Utilizou-se
metodologia de pesquisa quanti-qualitativa, a partir da qual se propôs a análise
interpretativa dos dados que foram coletados e organizados sob a forma de gráficos
e tabelas, buscando-se o aprofundamento da discussão através do estabelecimento
de categorias de análise iniciais e finais. Dessa maneira, pôde-se verificar que os
professores deste estudo concebem e utilizam a voz como um dos principais
instrumentos de mediação dos processos de ensino e de aprendizagem em sala de
aula e entendem que existe uma forte relação entre o exercício da profissão de
professor e o surgimento de alterações vocais como decorrência desta atividade.
Estes mesmos professores não perceberam a relação entre a sua prática
pedagógica, suas formas de ensinar e o uso intensivo que fazem da voz no seu
cotidiano profissional.
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