Mostrar registro simples

dc.creatorTomazzetti, Clarice Terezinha
dc.date.accessioned2022-11-30T17:35:39Z
dc.date.available2022-11-30T17:35:39Z
dc.date.issued2003-12-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27181
dc.description.abstractThe object of study in this research was to investigate. The knowledge and the relations that the Chil Education and Beginning years of the Elementary School, of the School municipality of Santa Maria – RS, establish around the use of the voice as a mediator instrument of its relations and pedagogical practice. This research was carried out with one hundred and three teachers that answered the Protocol about the Teacher’s Professional Voice (Attachment A), containing objective and descriptive questions. The features of the working environment and the voices of these teachers were investigated, aiming at learning the uses and cares dispensed by them to their voices in the exercise of the teaching profession. A quantityqualitative research methodology was used, from which was proposed the interpreting analysis of the data that were collected and organized under the form of graphs and tables, searching the deepening of the discussion through the verify that the teachers of this study conceive and use the voice as one of the main understand that there is a strong relation between the exercises of the teacher profession and the appearing of vocal alterations as a consequence of this activity. These same teachers do not notice the relation between its pedagogical practice, its teaching forms and the intensive use that make the voice in its daily professional basis.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVoz profissional do professorpor
dc.subjectRelação educação e vozpor
dc.subjectDisfonia em professorespor
dc.subjectMau uso vocalpor
dc.titleA voz do professor: instrumento de trabalho ou problema no trabalho?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objeto de estudo desta pesquisa foi investigar os conhecimentos e as relações que os professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do EF, da rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, estabelecem acerca do uso da voz enquanto instrumento mediador das suas relações e práticas pedagógicas. Esta pesquisa foi desenvolvida com cento e três professores que responderam ao Protocolo sobre a Voz Profissional dos Professores (Anexo A), contendo questões objetivas e descritivas. Foram investigadas as características do ambiente de trabalho e da voz desses professores, procurando-se conhecer os usos e cuidados dispensados por eles à sua voz no exercício da profissão de professor. Utilizou-se metodologia de pesquisa quanti-qualitativa, a partir da qual se propôs a análise interpretativa dos dados que foram coletados e organizados sob a forma de gráficos e tabelas, buscando-se o aprofundamento da discussão através do estabelecimento de categorias de análise iniciais e finais. Dessa maneira, pôde-se verificar que os professores deste estudo concebem e utilizam a voz como um dos principais instrumentos de mediação dos processos de ensino e de aprendizagem em sala de aula e entendem que existe uma forte relação entre o exercício da profissão de professor e o surgimento de alterações vocais como decorrência desta atividade. Estes mesmos professores não perceberam a relação entre a sua prática pedagógica, suas formas de ensinar e o uso intensivo que fazem da voz no seu cotidiano profissional.por
dc.contributor.advisor1Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805por
dc.contributor.referee1Cielo, Carla Aparecida
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee3Grabauska, Claiton Jose
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8601990061460389por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International