dc.creator | Tomazzetti, Clarice Terezinha | |
dc.date.accessioned | 2022-11-30T17:35:39Z | |
dc.date.available | 2022-11-30T17:35:39Z | |
dc.date.issued | 2003-12-09 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27181 | |
dc.description.abstract | The object of study in this research was to investigate. The knowledge and the
relations that the Chil Education and Beginning years of the Elementary School, of
the School municipality of Santa Maria – RS, establish around the use of the voice as
a mediator instrument of its relations and pedagogical practice. This research was
carried out with one hundred and three teachers that answered the Protocol about
the Teacher’s Professional Voice (Attachment A), containing objective and
descriptive questions. The features of the working environment and the voices of
these teachers were investigated, aiming at learning the uses and cares dispensed
by them to their voices in the exercise of the teaching profession. A quantityqualitative
research methodology was used, from which was proposed the
interpreting analysis of the data that were collected and organized under the form of
graphs and tables, searching the deepening of the discussion through the verify that
the teachers of this study conceive and use the voice as one of the main understand
that there is a strong relation between the exercises of the teacher profession and
the appearing of vocal alterations as a consequence of this activity. These same
teachers do not notice the relation between its pedagogical practice, its teaching
forms and the intensive use that make the voice in its daily professional basis. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Voz profissional do professor | por |
dc.subject | Relação educação e voz | por |
dc.subject | Disfonia em professores | por |
dc.subject | Mau uso vocal | por |
dc.title | A voz do professor: instrumento de trabalho ou problema no trabalho? | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O objeto de estudo desta pesquisa foi investigar os conhecimentos e as
relações que os professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do EF, da rede
Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, estabelecem acerca do uso da voz
enquanto instrumento mediador das suas relações e práticas pedagógicas. Esta
pesquisa foi desenvolvida com cento e três professores que responderam ao
Protocolo sobre a Voz Profissional dos Professores (Anexo A), contendo questões
objetivas e descritivas. Foram investigadas as características do ambiente de
trabalho e da voz desses professores, procurando-se conhecer os usos e cuidados
dispensados por eles à sua voz no exercício da profissão de professor. Utilizou-se
metodologia de pesquisa quanti-qualitativa, a partir da qual se propôs a análise
interpretativa dos dados que foram coletados e organizados sob a forma de gráficos
e tabelas, buscando-se o aprofundamento da discussão através do estabelecimento
de categorias de análise iniciais e finais. Dessa maneira, pôde-se verificar que os
professores deste estudo concebem e utilizam a voz como um dos principais
instrumentos de mediação dos processos de ensino e de aprendizagem em sala de
aula e entendem que existe uma forte relação entre o exercício da profissão de
professor e o surgimento de alterações vocais como decorrência desta atividade.
Estes mesmos professores não perceberam a relação entre a sua prática
pedagógica, suas formas de ensinar e o uso intensivo que fazem da voz no seu
cotidiano profissional. | por |
dc.contributor.advisor1 | Bellochio, Cláudia Ribeiro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8653053694824805 | por |
dc.contributor.referee1 | Cielo, Carla Aparecida | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Valeska Maria Fortes de | |
dc.contributor.referee3 | Grabauska, Claiton Jose | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8601990061460389 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |