Jogos dramáticos e brincadeiras cantadas mediando a formação lúdica do educador dos anos iniciais do ensino fundamental
Visualizar/ Abrir
Data
2002-05Primeiro membro da banca
Bellochio, Cláudia Ribeiro
Segundo membro da banca
Beyer, Hugo Otto
Terceiro membro da banca
Nunes, Ana Luiza Ruschel
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação aborda o tema da ludicidade no trabalho do
educador dos anos iniciais do ensino fundamental. Jogos dramáticos e
brincadeiras cantadas, temas da cultura teatral, podem ser instrumentos
mediadores da postura lúdica dos educadores dos anos iniciais do ensino
fundamental ?
Jogo vêm do latim ludus, que significa divertir-se, recrear-se,
brincar; que por sua vez deriva de ludere, que significa ilusão e
simulação. O jogo e/ou a brincadeira se originam no social pela vontade do
homem de conhecer e coordenar as relações interpessoais (coletivas) às
intrapessoais (internas). Através do ato relacional do jogo e/ou da
brincadeira desencadeiam-se aprendizagens estritamente importantes para o
ser humano e também para o 'ser professor'.
O trabalho de campo foi realizado com professores dos anos iniciais
do ensino fundamental que se encontram em situação de formação inicial e
continuada e procurou observar participativamente como a categoria
"socialização" se desenvolvia a partir da vivência com jogos dramáticos e
brincadeiras cantadas.
Dentre os resultados obtidos, construído com base nas entrevistas
coletadas, nas observações, no diário de campo e nos registros visuais e
sonoros citamos como relevante para a formação de professores: a
integração do corpo à mente, a preparação de professores com a prática de
jogos e a socialização.
Acreditamos que proporcionando aos pedagogos a vivência com
jogos dramáticos e brincadeiras cantadas estaremos dando subsídios à
construção de uma docência mais dialógica, humana e contextualizadora.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: