dc.creator | Werlang, Cristiane | |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T12:54:33Z | |
dc.date.available | 2022-12-01T12:54:33Z | |
dc.date.issued | 2002-05 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27187 | |
dc.description.abstract | This dissertation broaches the subject of the ludic in the work of the
educator on the initial years of the school. Dramatic games and the use of
singing and playing, themes of theatrical culture, may be the medium to
test the ludic posture of the educators ?
The word ludic comes from the latin ludus, and means have fun,
recreation, playing; ludus derives from ludere, that means illusion and
simulation. The game and/or the playing originates from the social by the
effort of men to know and coordinate the interpersonal relations with inner
relations. Through the relational act of the game and/or the play, essential
learnings happen to the human being and also to the teacher.
The research was done with teachers that are beginning their studies
and tried to observe in a participant way how “socialization” developed
from dramatic games and the use singing and playing.
Among the results obtained from the collected interviews, from the
observations, from the research’s diary, and from the visual and sound
registers we would like to quote as relevant to the students of pedagogy and
working teachers: the integration between mind and body, and the
preparation of teachers through the practice of games and socialization.
We do believe that giving to the teachers the possibilitiy of
experience dramatic games and singing and playing games, we will give
them conditions to the construction of a more dialogic, human and
contextual teaching. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Teatro/educação | por |
dc.subject | Jogo | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Lúdico | por |
dc.title | Jogos dramáticos e brincadeiras cantadas mediando a formação lúdica do educador dos anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação aborda o tema da ludicidade no trabalho do
educador dos anos iniciais do ensino fundamental. Jogos dramáticos e
brincadeiras cantadas, temas da cultura teatral, podem ser instrumentos
mediadores da postura lúdica dos educadores dos anos iniciais do ensino
fundamental ?
Jogo vêm do latim ludus, que significa divertir-se, recrear-se,
brincar; que por sua vez deriva de ludere, que significa ilusão e
simulação. O jogo e/ou a brincadeira se originam no social pela vontade do
homem de conhecer e coordenar as relações interpessoais (coletivas) às
intrapessoais (internas). Através do ato relacional do jogo e/ou da
brincadeira desencadeiam-se aprendizagens estritamente importantes para o
ser humano e também para o 'ser professor'.
O trabalho de campo foi realizado com professores dos anos iniciais
do ensino fundamental que se encontram em situação de formação inicial e
continuada e procurou observar participativamente como a categoria
"socialização" se desenvolvia a partir da vivência com jogos dramáticos e
brincadeiras cantadas.
Dentre os resultados obtidos, construído com base nas entrevistas
coletadas, nas observações, no diário de campo e nos registros visuais e
sonoros citamos como relevante para a formação de professores: a
integração do corpo à mente, a preparação de professores com a prática de
jogos e a socialização.
Acreditamos que proporcionando aos pedagogos a vivência com
jogos dramáticos e brincadeiras cantadas estaremos dando subsídios à
construção de uma docência mais dialógica, humana e contextualizadora. | por |
dc.contributor.advisor1 | Gil, Joao Pedro Alcantara | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3664030812532638 | por |
dc.contributor.referee1 | Bellochio, Cláudia Ribeiro | |
dc.contributor.referee2 | Beyer, Hugo Otto | |
dc.contributor.referee3 | Nunes, Ana Luiza Ruschel | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2114268948795624 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |