Jogos dramáticos e brincadeiras cantadas mediando a formação lúdica do educador dos anos iniciais do ensino fundamental
Fecha
2002-05Primeiro membro da banca
Bellochio, Cláudia Ribeiro
Segundo membro da banca
Beyer, Hugo Otto
Terceiro membro da banca
Nunes, Ana Luiza Ruschel
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação aborda o tema da ludicidade no trabalho do
educador dos anos iniciais do ensino fundamental. Jogos dramáticos e
brincadeiras cantadas, temas da cultura teatral, podem ser instrumentos
mediadores da postura lúdica dos educadores dos anos iniciais do ensino
fundamental ?
Jogo vêm do latim ludus, que significa divertir-se, recrear-se,
brincar; que por sua vez deriva de ludere, que significa ilusão e
simulação. O jogo e/ou a brincadeira se originam no social pela vontade do
homem de conhecer e coordenar as relações interpessoais (coletivas) às
intrapessoais (internas). Através do ato relacional do jogo e/ou da
brincadeira desencadeiam-se aprendizagens estritamente importantes para o
ser humano e também para o 'ser professor'.
O trabalho de campo foi realizado com professores dos anos iniciais
do ensino fundamental que se encontram em situação de formação inicial e
continuada e procurou observar participativamente como a categoria
"socialização" se desenvolvia a partir da vivência com jogos dramáticos e
brincadeiras cantadas.
Dentre os resultados obtidos, construído com base nas entrevistas
coletadas, nas observações, no diário de campo e nos registros visuais e
sonoros citamos como relevante para a formação de professores: a
integração do corpo à mente, a preparação de professores com a prática de
jogos e a socialização.
Acreditamos que proporcionando aos pedagogos a vivência com
jogos dramáticos e brincadeiras cantadas estaremos dando subsídios à
construção de uma docência mais dialógica, humana e contextualizadora.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: