Mostrar registro simples

dc.creatorVieira, Marcos Araújo
dc.date.accessioned2022-12-01T14:24:05Z
dc.date.available2022-12-01T14:24:05Z
dc.date.issued2002-03-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27190
dc.description.abstractThis research is about the possibilities of fomenting the human emancipation in classes of school physical education, in a school of the public net of teaching, of Santa Maria's city, RS. We looked for through the analysis of the Pedagogic Political Project and of the School Regiment and information on its associate economical conditions, as well as through interviews semistructured with teachers and students to investigate the possibility to foment the human emancipation in educational practices of the physical education. We concluded that there are fomentation possibilities to the human emancipation in educational practices of the physical education. We proposed for that some actions that were shown possible in the interpretation of the information. One of the actions proposals went the amplification of to the school community's of the actions participation in the implementation of the Pedagogic Political Project and of the School Regiment. Other, it went to organization of continuous formation to the segments of the school. We still ended, if necessary an engagement on the part of the teachers of physical education in the work of resignification of its educational practices guided for formation and the fomentation of the human emancipation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectMovimentopor
dc.titlePossibilidades da emancipação humana em práticas educativas da educação física escolapor
dc.title.alternativePossibilities of the human emancipation in educational practices of the school physical educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa trata das possibilidades de se fomentar a emancipação humana em aulas de educação física escolar, em uma escola da rede pública de ensino, da cidade de Santa Maria, RS. Buscamos através da análise do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar e informações sobre suas condições socioeconômicas, como também através de entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos investigar a possibilidade de fomentar a emancipação humana em práticas educativas da educação física. Concluímos que há possibilidades de fomento à emancipação humana em práticas educativas da educação física. Propusemos para isso algumas ações que se mostraram possíveis na interpretação das informações. Uma das ações propostas foi a ampliação da participação da comunidade escolar das ações na implementação do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar. Outra, foi a organização de formação continuada para os segmentos da escola. Concluímos ainda, se necessário um engajamento por parte dos professores de educação física no trabalho de ressignificação de suas práticas educativas orientado para formação e o fomento da emancipação humana.por
dc.contributor.advisor1Baecker, Ingrid Marianne
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7708814973447427por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Maria Augusta Salin
dc.contributor.referee2Pereira, Maria Arleth
dc.contributor.referee3Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2404291262537861por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International