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dc.creatorZulian, Margaret Simone
dc.date.accessioned2022-12-01T20:31:33Z
dc.date.available2022-12-01T20:31:33Z
dc.date.issued2002-06-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27202
dc.description.abstractThis study presents theoretical subsidies for teacher`s formation by means of collaborative nets at university, It allows to visualize a differentiated practice for the teacher`s formatiom. The search for these elements through an outstanding bibliography research, contemplate three aspects of the analyses: Teacher`s formation, pedagogical mediation and virtual colaboratives net at university, which promote a proposal to a continued formation, answering the knowledge society. In this way, it was possible to verify the influences of the new tecnologies in the information and comunication concerning teaching methods, changing the individuals lives, challenging the teaching and learning skills and, as a consequence, the appearence of new environments of individual and collective knowledge allowing the teachers a continous and reflexive formation. The pedagogic mediation through collaborative virtual net at university makes possible the interaction and colaboration, originating new environments of learning trough the distance. When drawing the collaborative net of the teachers` formation in the university, it is intended to build the formation of a reflexive teacher as an intellectual in a continous knowledge process, being the main actors of this process: the initial forming teachers, formative teachers, and those who already pratice the profession and also, the ones who are interested in participating in this virtual community, acting as participant or as mediators teachers. All the participants are the co-authors, while are estimulated to come up with themes to the continuous formation of the net. The pedagogic mediation is a way of learning that is shared among the teachers mediators and the participants of the process who are able to teach and learn at the same time. So they don`t change the aim of the role of the mediator but, they also mediate the process, because the context is something to be enlarged. The systematization of the theoretical subsidies lead to the aspects that allowed to acchieve a constructivist virtual net, the context where the development of social cognitive and the shared knowlegde are facilitated by the pedagogic theory and the new tecnologies of the information and comunication, ways of instrumental mediations. This collaborative virtual net in a teachers` formation course, teachers mediators and participating teachers, shows the possibility of a living process in the knowledge construction added to the use of tecnologies that allows the formation of virtual comunities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectRede colaborativa virtualpor
dc.subjectMediação pedagógicapor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectConstrutivismopor
dc.subjectTeacher`s formationeng
dc.subjectVirtual collaborative neteng
dc.subjectPedagogic mediationeng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectConstructivismeng
dc.titleSubsídios teóricos para a formação de professores por meio de redes colaborativas virtuais na universidadepor
dc.title.alternativeTheoretical subsidies for teacher`s formation by means of virtual collaborative net at universityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo apresenta subsídios teóricos para a formação de professores por meio de redes colaborativas virtuais na universidade, permitindo visualizar uma prática diferenciada para a formação de professores. A procura por esses elementos, através de uma pesquisa bibliográfica, contemplou três eixos de análise: formação de professores, sociedade do conhecimento e prática diferenciada para a formação de professores - mediação pedagógica e redes colaborativas virtuais na universidade, os quais promovem uma proposta que propicia uma formação continuada, atendendo às exigências da sociedade do conhecimento. Desse modo, foi possível verificar as influências das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação mudando a vida dos indivíduos, desafiando as práticas de ensinar e aprender e, por conseqüência, ver surgir novos ambientes de construção individual e coletiva de conhecimento, que constituem espaços propícios à formação continuada e reflexiva de professores. A mediação pedagógica tendo como via as redes colaborativas virtuais na universidade, possibilita a interação e a colaboração, fazendo surgir novos ambientes de aprendizagem a distância. Ao desenhar as redes colaborativas para a formação de professores na universidade, pretende-se a formação de um professor reflexivo, entendendo-o como um intelectual em processo contínuo de formação, em que são atores deste processo: os professores em formação inicial, professores formadores, professores que já exercem a profissão e demais profissionais e/ou indivíduos interessados, que, ao participarem dessa comunidade virtual, atuam como professores-participantes ou como professores-mediadores. Todos os participantes são coautores à medida que são estimulados a problematizar e propor temas a uma construção contínua da rede. A mediação pedagógica é uma forma de aprendizagem que flui entre os professores-mediadores e participantes, fazendo com que os papéis se alterem, ambos aprendendo e ensinando ao mesmo tempo. Logo, eles não mudam a especificidade do papel mediador, mas são também mediados no processo, porque o contexto é desenvolvente. A sistematização dos subsídios teóricos levou a aspectos pontuais que permitiram projetar uma rede colaborativa virtual construtivista, contexto em que o desenvolvimento sócio-cognitivo e a construção partilhada e coletiva de conhecimento são facilitados pela dialógica estabelecida entre o fazer pedagógico (teoria-prática) e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, que são formas de mediação instrumental. Nesse modelo de rede colaborativa virtual na universidade para a formação de professores, professores-mediadores e professores-participantes têm a possibilidade de vivenciar processos de construção do conhecimento, incrementados pelo uso de tecnologias que favorecem a formação de comunidades virtuais.por
dc.contributor.advisor1Isaia, Silvia Maria de Aguiar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0954246692473735por
dc.contributor.referee1Maciel, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.referee2Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028408130627502por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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