dc.creator | Zulian, Margaret Simone | |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T20:31:33Z | |
dc.date.available | 2022-12-01T20:31:33Z | |
dc.date.issued | 2002-06-03 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27202 | |
dc.description.abstract | This study presents theoretical subsidies for teacher`s formation by means of
collaborative nets at university, It allows to visualize a differentiated practice for the
teacher`s formatiom. The search for these elements through an outstanding bibliography
research, contemplate three aspects of the analyses: Teacher`s formation, pedagogical
mediation and virtual colaboratives net at university, which promote a proposal to a
continued formation, answering the knowledge society. In this way, it was possible to
verify the influences of the new tecnologies in the information and comunication
concerning teaching methods, changing the individuals lives, challenging the teaching
and learning skills and, as a consequence, the appearence of new environments of
individual and collective knowledge allowing the teachers a continous and reflexive
formation. The pedagogic mediation through collaborative virtual net at university makes
possible the interaction and colaboration, originating new environments of learning
trough the distance. When drawing the collaborative net of the teachers` formation in the
university, it is intended to build the formation of a reflexive teacher as an intellectual in a
continous knowledge process, being the main actors of this process: the initial forming
teachers, formative teachers, and those who already pratice the profession and also, the
ones who are interested in participating in this virtual community, acting as participant or
as mediators teachers. All the participants are the co-authors, while are estimulated to
come up with themes to the continuous formation of the net. The pedagogic mediation is
a way of learning that is shared among the teachers mediators and the participants of the
process who are able to teach and learn at the same time. So they don`t change the aim of
the role of the mediator but, they also mediate the process, because the context is
something to be enlarged. The systematization of the theoretical subsidies lead to the
aspects that allowed to acchieve a constructivist virtual net, the context where the
development of social cognitive and the shared knowlegde are facilitated by the
pedagogic theory and the new tecnologies of the information and comunication, ways of
instrumental mediations. This collaborative virtual net in a teachers` formation course,
teachers mediators and participating teachers, shows the possibility of a living process in
the knowledge construction added to the use of tecnologies that allows the formation of
virtual comunities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Rede colaborativa virtual | por |
dc.subject | Mediação pedagógica | por |
dc.subject | Conhecimento | por |
dc.subject | Construtivismo | por |
dc.subject | Teacher`s formation | eng |
dc.subject | Virtual collaborative net | eng |
dc.subject | Pedagogic mediation | eng |
dc.subject | Knowledge | eng |
dc.subject | Constructivism | eng |
dc.title | Subsídios teóricos para a formação de professores por meio de redes colaborativas virtuais na universidade | por |
dc.title.alternative | Theoretical subsidies for teacher`s formation by means of virtual collaborative net at university | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta subsídios teóricos para a formação de professores por meio
de redes colaborativas virtuais na universidade, permitindo visualizar uma prática
diferenciada para a formação de professores. A procura por esses elementos, através de
uma pesquisa bibliográfica, contemplou três eixos de análise: formação de professores,
sociedade do conhecimento e prática diferenciada para a formação de professores -
mediação pedagógica e redes colaborativas virtuais na universidade, os quais promovem
uma proposta que propicia uma formação continuada, atendendo às exigências da
sociedade do conhecimento. Desse modo, foi possível verificar as influências das Novas
Tecnologias da Informação e Comunicação mudando a vida dos indivíduos, desafiando as
práticas de ensinar e aprender e, por conseqüência, ver surgir novos ambientes de
construção individual e coletiva de conhecimento, que constituem espaços propícios à
formação continuada e reflexiva de professores. A mediação pedagógica tendo como via
as redes colaborativas virtuais na universidade, possibilita a interação e a colaboração,
fazendo surgir novos ambientes de aprendizagem a distância. Ao desenhar as redes
colaborativas para a formação de professores na universidade, pretende-se a formação de
um professor reflexivo, entendendo-o como um intelectual em processo contínuo de
formação, em que são atores deste processo: os professores em formação inicial,
professores formadores, professores que já exercem a profissão e demais profissionais
e/ou indivíduos interessados, que, ao participarem dessa comunidade virtual, atuam como
professores-participantes ou como professores-mediadores. Todos os participantes são coautores à medida que são estimulados a problematizar e propor temas a uma construção
contínua da rede. A mediação pedagógica é uma forma de aprendizagem que flui entre os
professores-mediadores e participantes, fazendo com que os papéis se alterem, ambos
aprendendo e ensinando ao mesmo tempo. Logo, eles não mudam a especificidade do
papel mediador, mas são também mediados no processo, porque o contexto é
desenvolvente. A sistematização dos subsídios teóricos levou a aspectos pontuais que
permitiram projetar uma rede colaborativa virtual construtivista, contexto em que o
desenvolvimento sócio-cognitivo e a construção partilhada e coletiva de conhecimento
são facilitados pela dialógica estabelecida entre o fazer pedagógico (teoria-prática) e as
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, que são formas de mediação
instrumental. Nesse modelo de rede colaborativa virtual na universidade para a formação
de professores, professores-mediadores e professores-participantes têm a possibilidade de
vivenciar processos de construção do conhecimento, incrementados pelo uso de
tecnologias que favorecem a formação de comunidades virtuais. | por |
dc.contributor.advisor1 | Isaia, Silvia Maria de Aguiar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0954246692473735 | por |
dc.contributor.referee1 | Maciel, Adriana Moreira da Rocha | |
dc.contributor.referee2 | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4028408130627502 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |