Investigação-ação e formação continuada de professores: deliberação curricular no contexto das escolas rurais (o exemplo de Iporã do Oeste/SC)
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Data
2004-03-04Primeiro membro da banca
Rays, Oswaldo Alonso
Segundo membro da banca
Kieling, Jose Fernando
Terceiro membro da banca
Bellochio, Cláudia Ribeiro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A descrição e análise desta dissertação resultam de um processo
de formação continuada de professores em contexto. As interações
relatadas realizaram-se com professores de escolas municipais isoladas,
localizadas no município de Iporã do Oeste/SC. A partir da realização de
ciclos pautados na investigação-ação educacional, buscamos deliberar
coletivamente sobre o currículo, de maneira a construir práticas mais
apropriadas para a realidade das escolas localizadas na região rural do
município. As atividades curriculares desenvolvidas foram orientadas a
partir da construção de redes temáticas configurando um processo de
deliberação curricular que fortaleceu a dialogicidade, possibilitou a
colaboração entre os sujeitos e aumentou a autonomia do grupo a partir
da responsabilização da totalidade do trabalho pelos profissionais da
educação, rompendo assim com a dissociação entre elaboradores e
executores, investigadores e investigados e entre a teoria e a prática.
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