dc.creator | Wendling, Cléria Maria | |
dc.date.accessioned | 2022-12-02T12:55:21Z | |
dc.date.available | 2022-12-02T12:55:21Z | |
dc.date.issued | 2004-03-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27208 | |
dc.description.abstract | The description and analysis of this dissertation result of a process
of teachers’ education in context. The interactions narrated in this work
were realized mainly with teachers of isolated schools from the municipal
locality of Iporã do Oeste, Santa Catarina State, Brazil. Starting from
realization of cycles based in the educational action-research, we seek to
discuss collectively about the curriculum in a manner to construct more
appropriate practices for the reality of the schools localized in the rural
zone of Iporã do Oeste. The curricular actions developed are oriented
starting from the construction of thematic nets designing a curricular
deliberation process that fortifies the dialog, made possible collaboration
between individuals and increases group autonomy from responsibility of
all work by teachers, thus splitting with the gap between specialists and
practioners, researchers and who are researched and between theory and
practice. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Investigação-ação educacional | por |
dc.subject | Educação rural | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.title | Investigação-ação e formação continuada de professores: deliberação curricular no contexto das escolas rurais (o exemplo de Iporã do Oeste/SC) | por |
dc.title.alternative | Action-research and teachers continuous education: curricular deliberation in rural schools context (the example of Iporã do Oeste/SC) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A descrição e análise desta dissertação resultam de um processo
de formação continuada de professores em contexto. As interações
relatadas realizaram-se com professores de escolas municipais isoladas,
localizadas no município de Iporã do Oeste/SC. A partir da realização de
ciclos pautados na investigação-ação educacional, buscamos deliberar
coletivamente sobre o currículo, de maneira a construir práticas mais
apropriadas para a realidade das escolas localizadas na região rural do
município. As atividades curriculares desenvolvidas foram orientadas a
partir da construção de redes temáticas configurando um processo de
deliberação curricular que fortaleceu a dialogicidade, possibilitou a
colaboração entre os sujeitos e aumentou a autonomia do grupo a partir
da responsabilização da totalidade do trabalho pelos profissionais da
educação, rompendo assim com a dissociação entre elaboradores e
executores, investigadores e investigados e entre a teoria e a prática. | por |
dc.contributor.advisor1 | Grabauska, Claiton Jose | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8384446774940817 | por |
dc.contributor.referee1 | Rays, Oswaldo Alonso | |
dc.contributor.referee2 | Kieling, Jose Fernando | |
dc.contributor.referee3 | Bellochio, Cláudia Ribeiro | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7699362201253843 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |