O sistema de avaliação da educação básica dos anos iniciais do ensino fundamental e indicadores de qualidade na gestão educacional/escolar em escolas municipais de Santa Maria – RS
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Data
2022-10-14Primeiro membro da banca
Amestoy, Micheli Bordoli
Segundo membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Metadata
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Esta pesquisa se constitui como etapa de conclusão do curso de Mestrado em
Educação, inserindo-se na linha de pesquisa Praticas Escolares e Políticas públicas,
do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa
Maria/RS. Este estudo tem o objetivo compreender as repercussões dos indicadores
de qualidade que emergem do Sistema de Avaliação da Educação Básica dos anos
iniciais do Ensino Fundamental no plano de ações da SMED e das gestões escolares.
De maneira mais específica, buscou-se compreender as repercussões das ações da
SMED e dos sistemas de avaliação em larga escala no trabalho de professoras dos
anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar as ações de planejamento de
objetivos e metas da SMED a partir dos índices de avaliação de larga escala e analisar
as repercussões dos indicadores no plano de ações das gestões escolares da Rede
Municipal de Ensino de Santa Maria. Como aporte teórico foram utilizados autores
como Willmott (1992), Lück (2009), Ball (2005 e 2010), Libâneo; Oliveira; Toschi
(2012), entre outros. A pesquisa foi realizada em escolas públicas do município de
Santa Maria – RS, que participaram e tiveram seus resultados divulgados, nas últimas
cinco edições nas avaliações do SAEB relacionadas aos anos iniciais do ensino
fundamental. Se caracteriza como qualitativa e como técnica de construção de dados
foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com uma professora e uma gestora de
cada escola selecionada para este estudo e uma gestora da SMED. O estado do
conhecimento também auxiliou para a compreensão e aprofundamento da temática.
Desta forma, pode-se compreender que as tecnologias de controle e performáticas
fazem parte da realidade vivenciada por gestores e docentes e perpassam as práticas
pedagógicas, que são modificadas e influenciadas para alcançar índices de
avaliações externas.
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