A formação continuada de professores de Educação Física: o Blog/GEPEF/UFSM como forma de desenvolvimento e interlocução de saberes docentes
Resumen
Este estudo teve como objetivo analisar os espaços formativos de interlocuções de saberes
docentes do BLOG/GEPEF/UFSM que colaboraram para a formação continuada de
professores de Educação Física. A metodologia caracterizou-se como qualitativa documental
sob a forma de estudo de caso. O caso estudado foi o blog do Grupo de Estudos e Pesquisas
em Educação Física (GEPEF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Utilizou-se a
análise de conteúdo para a interpretação das informações coletadas no blog enquanto um
documento. Concluiu-se que o blog apresenta várias temáticas através dos seus ‘marcadores’
e, que alguns destes estão diretamente relacionados às contribuições para a formação de
professores, constituindo-se assim como um espaço formativo. Ainda, constatou-se que o
‘marcador’ II Ciclo de Estudos Sobre Formação e Prática Pedagógica de Professores de
Educação Física apresentou-se como o principal espaço formativo, pois possibilitou reflexões
e discussões que acarretaram trocas de saberes entre os participantes, colaborando assim para
a formação continuada dos mesmos.
Colecciones
- Educação Física Escolar [200]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: