Inter-relações entre ensino de história e formação docente por meio da educação histórica e da construção de identidades narrativas – região sul do Brasil (2016-2020)
View/ Open
Date
2022-10-10Primeiro coorientador
Pasinato, Darciel
Primeiro membro da banca
Silva, Fabiana Regina da
Segundo membro da banca
Nicolini, Cristiano
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente dissertação de mestrado refere-se a uma pesquisa desenvolvida junto ao mestrado
em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa
Maria (PPGE/UFSM), cujo objetivo é realizar uma análise acerca da inter-relação entre o
Ensino de História e a construção de identidades narrativas de sujeitos docentes, a partir da
Educação Histórica, de modo a entender como os conceitos de Educação Histórica, Ensino de
História, consciência histórica, narrativa e identidade se interligam a formação de
profissionais, historiadores-professores. Entende-se que a construção de identidades é um
processo amplo, complexo e de desenvolvimento contínuo durante a vida de todo sujeito
humano. Considera-se esses sujeitos-docentes como parte constituinte da História, de modo
que suas identidades narrativas se refletem em suas práticas educativas e em seus processos
de (auto)formação. A problemática central desta pesquisa está na questão: Como o Ensino de
História e práticas educativas significativas na Educação formal constroem identidades
narrativas de sujeitos-docentes, historiadores-professores, por meio do uso e suporte da
Educação Histórica? A metodologia de investigação dessa pesquisa é permeada por uma
abordagem teórica, qualitativa e documental, pautada pela corrente da Educação Histórica e
pela significação de narrativas presentes em dissertações e teses selecionadas do campo da
Educação e do Ensino de História, onde, por meio da escrita, os sujeitos-docentes apresentam
elementos identitários, de forma direta e/ou indireta pelas escolhas conceituais e teóricas que
realizam. Dessa forma, esta pesquisa, enquadrada na linha de pesquisa “LP2 – Políticas
públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces”, do PPGE/UFSM, possibilita
uma reflexão acerca da construção da cultura histórica em relação ao ensinar, ao trabalho do
historiador enquanto professor e produtor de conhecimento, ao mesmo tempo, que interrelaciona os conceitos às práticas educativas envolvidas na construção da cultura histórica e,
também, educacional, de modo que a formação do historiador voltada para o ser-professor, e
suas práticas docentes, tenha sentido e possa ajudar na construção de conhecimento histórico
para além da academia e da sociedade em que se vive. A análise de fontes documentais
(dissertações e teses) permitiu compreender o desenvolvimento da inter-relação entre o
Ensino de História e a construção de identidades narrativas de sujeitos docentes, por meio da
significação do ensinar e do aprender de modo conectado com a pesquisa e a teoria, bem
como com a própria formação do sujeito e do conhecimento histórico. A significação do
processo de ensino-aprendizagem, interligada a formação docente e identitária dos sujeitos,
possibilita ainda qualificar o Ensino de História e aproximá-lo da realidade, especialmente por
meio da significação do passado histórico a partir do presente, com perspectivas de futuro, de
modo que esse processo tenha sentido para todos os sujeitos envolvidos.
Collections
The following license files are associated with this item: