Professoras alfabetizadoras e o ensino fundamental de nove anos: concepções frente à infância e à ludicidade
View/ Open
Date
2010-02-26Primeiro membro da banca
Peres, Eliane Terezinha
Segundo membro da banca
Carvalho, Diana Carvalho de
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho de pós-graduação está vinculado à linha de pesquisa LP1, intitulada Formação,
Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria. Concentra-se na história de vida de três professoras,
tendo como objetivo geral investigar as concepções construídas frente às infâncias e às
práticas lúdicas, ao longo da trajetória de vida pessoal e profissional destas professoras,
perante a ampliação do Ensino Fundamental. Para tanto, utiliza-se uma abordagem
qualitativa, com o Método Estudo de Caso do tipo Histórias de Vida, tendo como
instrumentos de coleta de informações as autobiografias escritas e as entrevistas semiestruturadas
com as colaboradoras da pesquisa. A partir da reconstrução de suas histórias de
vida, as três colaboradoras narraram suas representações de infâncias e de prática lúdicas,
construídas no decorre de toda sua trajetória pessoal e profissional. Apóia-se nos estudos de
Priores (2007, 1995), Corazza (2000, 2002), Áries (2006), Negrine (2000), Fortuna (2004),
Kishimoto (2006, 2008), entre outros que abordam a infância e AA práticas lúdicas; em
estudos de Nóvoa (1992, 1995), Pereira (2000), Tardif (2000, 2002), Imbernón (2005),
Sacristán (2006), entre outros que estudam a formação e saberes docentes; bem como nas
Leis, Pareceres e Orientações Legais para a ampliação do Ensino Fundamental. Acredita-se
que a implementação do Ensino Fundamental de nove anos abre espaços para a discussão das
infâncias e das atividades lúdicas entre os professores, em busca de práticas consistentes para
as novas perspectivas apontadas para o trabalho didático e pedagógico com as crianças de seis
anos de idade. Considera-se a relevância das Orientações e Relatórios do Ministério da
Educação (2004a, 2004b, 2006, 2007) para que este trabalho no novo primeiro ano do Ensino
Fundamental ocorra numa perspectiva lúdica, abordando um ambiente alfabetizador e
respeitando o desenvolvimento integral da infância. Nesse sentido, esta pesquisa configura
momentos importantes de aproximação com as concepções sobre a infância e o brincar,
apontando hipóteses para a construção de práticas que respeitem as infâncias e valorizem os
aspectos lúdicos dentro das salas de aula do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove
anos.
Collections
The following license files are associated with this item: