Mostrar registro simples

dc.creatorHirata, Elza
dc.date.accessioned2022-12-15T19:14:20Z
dc.date.available2022-12-15T19:14:20Z
dc.date.issued2006-06-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27366
dc.description.abstractThis study was carried out at Education and Arts research line associated to the Post-Graduation Program of the Education Center of UFSM/SM/RS and it was focused on handmade weaving teaching with detainee women from Presídio Regional de Santa Maria/RS. The main objectives were: a) reflect on how the collaborator women see themselves in their history and culture and their social interaction (intra/interpersonal), b) investigate the handmade weaving development and learning process, the development of Superior Psychological Functions such as voluntary attention, abstract thinking, logical memory, intentional behavior, creativity and perception. The theoretical reference was based on Vygotsky theory. The qualitative approach of interpretation and descriptive character, the active observation and the field diary were the methodology utilized. The theme, the objectives and the research questions were taken into account. Five women from 22 to 42 years old participated in this research, only one of them has already finished high school. Concerning the weaving learning process, women realize, regulate and plan their works resulting in an internalization progressive process mediated in their action in order to build their own ways of cognitive regulation. During the interactions carried out in this environment, they developed the reflective thinking, the development of Superior Psychological Functions that requires adaptation and internalization of instruments and signs in an interactive context, being this one of the ways to learn. We realized that the development of each collaborator woman was worthwhile in this interaction and learning process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação e artespor
dc.subjectSócio-culturalpor
dc.subjectTecelagem manualpor
dc.subjectMulheres presidiáriaspor
dc.subjectEducation and artseng
dc.subjectSocial-culturaleng
dc.subjectHandmade weavingeng
dc.subjectDetainee womeneng
dc.titleO ensino da tecelagem manual sob a ótica sócio-cultural, um estudo desenvolvido com mulheres presidiárias como alternativa para inclusão social.por
dc.title.alternativeThe handmade weaving teaching under social-cultural view, a study developed with detainee women as a way of social inclusion.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa em Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM/SM/RS e teve como foco o ensino da Tecelagem manual com mulheres detentas do Presídio Regional de Santa Maria/RS. Os objetivos basilares foram: a) refletir como as mulheres colaboradoras se percebem dentro da sua história e cultura e sua interação social (intra/interpessoal), b) investigar o processo de aprendizagem e desenvolvimento da tecelagem manual, o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores tais como: atenção voluntária, o pensamento abstrato, a memória lógica, o comportamento intencional, a criatividade e a percepção. O referencial teórico foi pautado na teoria vygotskyana. A metodologia utilizada considerando a temática, os objetivos e as questões de pesquisa estabelecidas foram a abordagem qualitativa de cunho interpretativo e descritivo e a observação participante e o diário de campo como instrumentos. Participaram desta pesquisa cinco mulheres entre 22 a 42 anos, somente uma delas com ensino médio completo. No processo de aprendizagem da tecelagem as mulheres percebem, regulam e planejam seus trabalhos, resultando no processo progressivo de interiorização mediados na sua ação, para construir seus próprios instrumentos de regulação cognitiva. Nas interações ocorridas neste ambiente elas desenvolveram o pensamento reflexivo, o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores que exige a apropriação e a internalização de instrumentos e signos, sendo este um dos caminhos para a aprendizagem. Neste processo de interação e aprendizagem percebemos que o desenvolvimento de cada mulher colaboradora foi de grande valia nesta investigação.por
dc.contributor.advisor1Corrêa, Ayrton Dutra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1453972851556614por
dc.contributor.referee1Rüthschilling, Evelise Anicet
dc.contributor.referee2Nunes, Ana Luiza Ruschel
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5466315358759669por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International