Estratégia de gerenciamento energético consciente da degradação das baterias de veículos elétricos em estacionamentos inteligentes
View/ Open
Date
2022-09-08Primeiro membro da banca
Campos, Mauricio
Segundo membro da banca
Santos, Moises Machado
Terceiro membro da banca
Knak Neto, Nelson
Quarto membro da banca
Garcia, Vinicius Jacques
Metadata
Show full item recordAbstract
A exploração da característica bidirecional dos Veículos Elétricos (VEs) no aproveitamento de
recursos energéticos distribuídos segue uma tendência em estratégias de gerenciamento
energético. Entretanto, a imposição de ciclos adicionais de carregamento e descarregamento,
tratados aqui em conjunto como des/carregamento, intensificam o desgaste das baterias. Neste
contexto, esta tese propõe o desenvolvimento de um modelo sistêmico de gerenciamento
energético para um estacionamento inteligente. O agendamento para um dia a frente é
determinado em função de prioridades, sinais tarifários e degradação das baterias. Como
aspecto inovador desta pesquisa é proposta a introdução de funções de desgaste, originando um
índice de degradação como uma das diretrizes do problema. A natureza dos parâmetros de
entrada do modelo é abordada de maneira determinística, estimados a partir de uma análise
estatística do padrão de ocupação e perfil energético do estacionamento. Estratégias de
carregamento direto e diferentes configurações do estacionamento constituem estudos de caso
que visam confrontar a estratégia proposta sob a ótica de diferentes cenários de ocupação e
técnicas de gerenciamento energético. Os resultados demonstram que a maximização das taxas
de des/carregamento satisfazem as necessidades energéticas dos VEs, além de reduzir custos
da recarga e degradação das baterias dos VEs por meio do despacho ótimo de potência.
Comprova-se que é possível reduzir o custo operacional global do estacionamento em mais de
50% a partir de uma estratégia consciente do uso das baterias dos VEs em trocas bidirecionais
de energia. A programação da recarga é feita de modo a reduzir o impacto nas baterias enquanto
reduz o custo equivalente ao ressarcimento pela degradação.
Collections
The following license files are associated with this item: